Google e Facebook estão ajudando os sobreviventes do terremoto do Nepal a fazerem contato.
A medida que a extensão dos danos do terremoto no Nepal tornou-se clara, empresas de tecnologia começaram a elaborar formas de ajudar os usuários das áreas afetadas a se conectar com amigos e entes queridos em todo o mundo, e vice-versa.
A ferramenta "Google Person Finder" esta rastreando cerca de 6.100 registros desde as 02:30hs de segunda-feira, horário do Nepal.
Mas como funciona esta ferramenta: Qualquer um pode digitar o nome, informação e fotografia de uma pessoa no banco de dados do Google. Você pode especificar se você é essa pessoa, ou se esta buscando informações sobre essa pessoa ou se tem razão para acreditar que a pessoa está viva ou desaparecida. A ideia é centralizar as informações para que os usuários não tenham que buscar fontes múltiplas.
Para conhecer a ferramenta clique AQUI.
Ferramenta do Google também pode aceitar dados de outros registros. O formato usado, chamado PFIF, foi criada por um grupo de voluntários após o furacão Katrina, em 2005, de acordo com o Google. Após esse desastre, várias listas de pessoas desaparecidas foram adicionadas na internet, o que verificou a importância de centralizar estas listas.
As organizações não governamentais podem incorporar a ferramenta "Person Finder" em seus sites.
A ferramenta foi introduzida pelo google pela primeira vez em 2010, após o devastador terremoto no Haiti, e foi utilizado novamente no ano seguinte após o grande terremoto no Japão.
Conheça a ferramenta AQUI.
Facebook ativou seu ferramenta de Verificação de segurança no sábado. Usando perfis de usuários e dados de localização de seus dispositivos móveis, a ferramenta detecta quando os usuários do Facebook estão em uma área afetada e pede para atualizar seu status para que seus amigos saibam que eles estão seguros.
Conheça a ferramenta do Facebook AQUI
A empresa disse que milhões de usuários no Nepal, Índia, Butão e Bangladesh tinham sido marcados como "seguros", e dezenas de milhões de pessoas foram informados de que seus contatos haviam sido marcados como "seguros", desde segunda-feira à tarde.
Facebook também iniciou uma campanha de arrecadação de fundos para a International Medical Corps na segunda feira. Os fundos correspondentes devem ser distribuídos às organizações de socorro e salvamento locais.
Conheça a campanha de doação do Facebook AQUI.
O que achou das ferramentas do Google e Facebook para ajudar o Nepal? Comente abaixo.
Quer saber mais sobre internet e tecnologia, curta nossa pagina do Facebook a direita.
Seja o primeiro a compartilhar esta noticia no Facebook.
Quer ter em primeira mão os artigos do blog, baixe o aplicativo no seu celular clicando
AQUI.
Vera Moraes
Designer e Jornalista
www.enterx.com.br