Facebook ou Instagram, qual o seu queridinho?
Autor: Joilson Demuner
O Facebook e o Instagram se tornaram as redes sociais preferidas entre os usuários de internet.
O Facebook, em poucas palavras, é uma rede social na qual você se familiariza e se relaciona com outras pessoas, que podem ser amigos, da família e até mesmo desconhecidos que acabam virando "amigos virtuais". Esta interação se dá por meio de compartilhamentos de fotos, opiniões e participação nos conteúdos postados pelos seus amigos que estão seu perfil pessoal.
Com o Facebook, você consegue manter contato com pessoas que estão a km de distância, e isto reaproxima antigos e novos amigos, e quem sabe, podem surgir paqueras e namoricos.
O Instagram, a rede social de compartilhamento de fotos usando dispositivos mobile, é um modo rápido, lindo e divertido de compartilhar a sua vida com amigos e demais seguidores usando uma série de fotos. O diferencial do Instagram é o uso dos filtros nas fotos, o que dá um ar possivelmente mais profissional nas imagens feitas pelos usuários. Como disse o web designer, Bruno Rodrigues Silva, o Instagram é o compartilhamento de fotos reinventado.
Uma curiosidade sobre as duas plataformas digitais é que o rápido crescimento do Instagram deve-se ao Facebook ser a maior rede social atual e pela criação de vários recursos que facilitaram a interação entre os dois canais. E depois da suposta rivalidade criada pelos usuários, famosos e heavy users, o Facebook comprou o Instagram por US$1 bilhão em abril de 2012.
A partir desta data, o Instagram passou a ganhar cada vez mais usuários e muitos, digamos que, "viciaram-se" neste canal, mas sem abandonar o Facebook, como é o caso do designer de Moda, Dario Oliveira, que disse que ainda prefere o Facebook pelo modo como esta rede social compartilha informação e pela facilidade de comunicação que proporciona aos usuários.
Dario Oliveira ressaltou que usa as duas plataformas (Facebook e Instagram) para divulgar o seu blog Blckdmds. "Quando postamos o conteúdo do blog no Facebook, percebemos que há mais buzz do que no "insta". No Facebook, as pessoas podem curtir, comentar e até mesmo compartilhar o conteúdo do blog, enquanto no Instagram, elas veem rapidamente e já passam para o próximo post".
Dario Oliveira utiliza as duas redes para divulgar seu trabalho
O designer ainda comentou que não sente necessidade de uma nova usabilidade para estas Redes Sociais, pois estes canais já atendem as suas necessidades que são: compartilhar suas paixões e conversar com seus amigos no "face" e no "insta" postar o seu dia a dia.
De acordo com o diretor de arte, Willian Reis, o Facebook disponibiliza um contato rápido com amigos e pessoas que, na maioria das vezes, estão distantes ou não podem atender ao telefone e skype. Reis citou que faz um uso diferente dentro das duas redes sociais.
Para Willian, o face é mais para bate papo rápido e o insta para novidades e curiosidades.
"Com o Facebook eu me comunico com meus amigos e também utilizo como ferramenta de networking. Já com o Instagram, eu compartilho fotos de momentos importantes para mim e também imagens de objetos e curiosidades. Vejo o insta mais como um álbum de fotos".
Willian não vê desvantagens nos dois canais sociais, pois as duas redes estão linkadas e podem ser atualizadas ao mesmo tempo, visto que o Instagram tem a opção de compartilhar também pelo Facebook e em outras mídias digitais.
O diretor de arte concluiu que deveria ter uma nova ferramenta nestas redes, como um controle por parte do usuário em relação às visualizações de nossas atualizações.
Resumindo a conversa com o Willian Reis, o Facebook é mais para um diálogo rápido e o Instagram para saber novidades e curiosidades.
E você, o que pensa sobre estas Redes Sociais?
Autor: Joilson Demuner
Formado em jornalismo.
Trabalha com Assessoria Digital em Redes Sociais
Gostou? Compartilhe com seus amigos no Facebook!