Enter X

Facebook apresenta o app Paper, um leitor de notícias para iOS.

04 fev 2014 às 17:45

Facebook apresenta o app Paper, um leitor de notícias para iOS.

O Facebook lançou o aplicativo Paper para comemorar o seu 10º aniversario, um leitor de notícias que foi lançado para dispositivos iOS nesta quarta dia 03 de fevereiro - um dia antes do décimo aniversário da rede social de Mark Zuckerberg.


A apresentação do app foi feita no blog oficial da rede social e descreve a novidade como uma maneira de tornar a história mais bonitas, com um layout para se focar e de tela cheia, sem distrações.


O Paper usa uma estrutura redesenhada do já conhecido feed de notícias. A tela inicial do programa é colocada de um modo em que: a metade superior exibe fotos e vídeos grande e a inferior mostra atualizações de status e links. Ao arrastar o dedo da direita para esquerda, é possível navegar por entre as histórias.



Ele se divide basicamente em duas colunas horizontais. A de cima, ao ser rolada para o lado, altera entre os tópicos de interesse, enquanto a de baixo reúne as postagens sobre o assunto selecionado.
Os usuários podem contar suas próprias histórias além de visualizar o conteúdo, ou seja, publicar o que achar interessante no Paper e postar no Facebook. De acordo com os desenvolvedores, será possível saber exatamente como a sua foto ou post ficará graças a um recurso de pré-visualização de conteúdo.


O Paper foi criado para competir com aplicativos de notícias Flipboard. Ele tem áreas com conteúdo específico a ser acompanhado (tecnologia, design, alimentação etc.), um design eficiente e funcional, configurações simples e uma integração forte com o Facebook.



O app elimina praticamente todos os botões e demais elementos da interface do usuário, seja para atualizar status, publicar fotos ou visualizar notícias em tela cheia. O usuário terá que se acostumar com um conjunto básico de gestos, como o de inclinar o dispositivo para visualizar uma foto em tela cheia por inteiro.


O conteúdo é dividido nas seguintes categorias: Tech, LOL e cultura pop. O usuário, no entanto, pode acrescentar novas seções, como "Score" (sobre esportes), "Headlines" (com notícias do mundo), "Fofuras" (com animais bonitinhos), "Planet" (sobre sustentabilidade), "Empresa", " Exposição" (fotografia), "Sabor" (seção sobre alimento), e "Ideias" (com um tema intelectual diferente a cada dia).


O Paper é o primeiro aplicativo do Facebook Creative Apps, uma iniciativa desenvolvida por Zuckerberg para incentivar pequenas equipes da empresa a desenvolver experiências móveis independentes, como espécies de start ups. O Paper será lançado no dia 3 de fevereiro apenas para dispositivos iOS dos Estados Unidos.


Nada disso é novidade para o usuário do Flipboard, apesar do layout diferente. A graça maior, como dito acima, é a presença do Facebook no Paper. A começar pelo fato de que a primeira seção de conteúdo é a própria News Feed, então ficam rodando ali as postagens dos seus amigos de uma forma mais bonita que a do aplicativo convencional.


Também estão presentes os ícones de novas amizades, mensagens e notificações gerais. Em cada postagem aberta você encontra o botão de curtida e o campo de comentários - de novo: tudo mais bonito e eficiente que no app principal.


Se é melhor, então, por que não trocar o aplicativo convencional pelo Paper? Há uma boa razão para deixar as coisas como estão: o Paper não foi feito para ser o app do Facebook; embora haja essa integração entre os serviços, ela parece existir apenas para facilitar a vida do usuário - afinal, ele não precisa deixar a leitura de notícias de lado para conferir suas notificações da rede social.


Faltam configurações do Facebook neste app, então não há como escolher, por exemplo, entre ver as histórias mais recentes ou as principais (em que o Facebook decide o que mostrar) na News Feed.


Fonte:
www.olhardigital.uol.com.br
Facebook


Deixe sua opinião do aplicativo abaixo.


Gostou? Compartilhe com seus amigos no Facebook.


Curta nossa pagina AQUI.

Vera Moraes
www.enterx.com.br


Continue lendo