Facebook agora informa quando uma noticia publicada for falsa.
Não, Bill Gates não está dando $ 5.000 para você compartilhar sua foto no Facebook. Não, o app Falando com Angela não é uma fachada para pedófilos online . E também não, toda uma cidade no Texas não foi colocado em quarentena por Ebola e Chuck Norris não é homossexual.
Quantas informações fraudulentas como mortes de pessoas famosas não foram compartilhadas pelo Facebook?
Estes são apenas três exemplos de fraudes que se espalharam amplamente no Facebook nos últimos anos, com usuários crédulos compartilhando com amigos e família acreditando que a noticia era verdadeira. Às vezes, era puro, alarmismo como uma brincadeira, mas algumas vezes era uma isca para levar as pessoas a clicar em links que iam para websites cheias de malware e vírus.
Agora, a rede social está reprimindo com mudanças em seu feed de notícias que irão garantir a seus usuários ver menos spam de mensagens, mostrando um aviso de sua potencial falsidade quando estas noticias são visualizadas por você.
O novo recurso é baseado em outra recente adição de uma ferramenta do Facebook: a capacidade de relatar qualquer post como sendo uma "notícia falsa". Esses relatórios serão agora levadas em conta pelo algoritmo feed do Facebook notícia.
Posts que receberam muitas denuncias de falsidade também terão uma mensagem : "Muitas pessoas no Facebook têm relatado que esta história contém informações falsas" quando aparecer no feed das pessoas.
O Facebook está deixando bem claro sobre a sua determinação em continuar a ser visto como uma plataforma, não uma editora, um importante ponto de vista legal em termos de sua responsabilidade para com o material publicado na rede social.
O Facebook não vai remover histórias que as pessoas relatam como falsa, vão apenas revisar o conteúdo e fazer uma determinação sobre a sua precisão.
Nos sabemos que nem tudo que aparece na internet pode ser considerado fonte confiável.
Existem sites específicos que são projetados para as pessoas criarem noticias falsas. Os produtores de conteúdo falso, porém agora, estão com os dias contados.
Titio Markito esta preocupado com a sobrevivência do Facebook. Anda fazendo varias mudanças como exemplo de das prioridade a vídeos baixados diretamente no Facebook do que vídeos de links externos. Mudanças nos algoritmos do Facebook, e agora esta mudança na parte de noticias.
Você já se deparou com muitas noticias falsas na sua timeline? Comente abaixo.
Seja o primeiro a compartilhar com seus amigos esta noticia no Facebook.
Quer saber mais sobre internet e tecnologia, curta nossa pagina do Facebook a direita.
Vera Moraes
Designer e Jornalista
www.enterx.com.br