Enter X

Estudo mostra que ser ignorado no Facebook baixa auto estima.

20 mai 2014 às 10:31

Estudo mostra que ser ignorado no Facebook baixa auto estima.

Ninguém curtiu seu post? Ficou chateadinho? Freud explica!


Cada dia inventam novos estudos para as mídias sociais o novo estudo que circula por ai descobriu que as pessoas que não recebem feedback sobre o Facebook podem se sentir rejeitados e ter uma auto estima mais baixa.


As mídias sociais têm como função aproximar as pessoas e promover o compartilhamento de momentos maravilhosos na vida destas pessoas, nascimento do filho, aniversario, viagens.


Postamos nossa intimidade na esperança de que nosso amigos virtuais comentem, curtam.
Dezenas de estudos publicados falam das interações nas mídias sociais. Mas poucos se têm dito sobre ser ignorado e sua importância.


No entanto, de acordo com um novo relatório de psicologia , quando as pessoas são ignoradas em redes sociais, a rejeição pode ter efeitos adversos.


O estudo publicado por Taylor e Francis Group descobriu que, se ninguém "curte" o post de uma pessoa no Facebook, esta falta de interação pode levar que a pessoa a ter uma auto estima mais baixa. A pesquisa foi conduzida por uma equipe da escola de psicologia da Universidade de Queensland, na Austrália.


Como as redes sociais afetam o estado emocional das pessoas?


Durante o estudo, os pesquisadores levaram um grupo de usuários do Facebook a postarem com frequência. Enquanto estavam sendo monitorado, metade das pessoas do grupo foi orientada a permanecer ativos no Facebook, postando, compartilhando e conversando.


A outra metade do grupo foi orientada a ser passivo no Facebook e não postar, compartilhar e bater papo, e apenas observar seus amigos que ainda estavam ativos no site.


No final do estudo as pessoas que não tinha postado no Facebook por dois dias disseram que a experiência teve um efeito negativo no seu bem estar pessoal.


Os participantes do estudo que foram ignorados. Quando perguntado por pesquisadores como se sentiam, os participantes disseram que se sentiram "invisíveis". Alguns foram mais longe em dizer que eles se sentiram menos importantes como indivíduos e ficaram com uma auto estima mais baixa após a experiência.


Esse resultado e para se pensar ate que ponto somos dependentes e escravos das redes sociais e ficamos esperando por aprovação em um lugar que e inicialmente criado para fazer amigos mas que pode estar se transformando em outra coisa.


Isto talvez explique o fenômeno dos anônimos que se tornaram famosos no Facebook e dos muitos grupos do Facebook para arrecadar seguidores.


Precisamos mesmo pertencer a uma rede social para nos sentirmos amados? Quem tem muitos amigos ou seguidores nestas redes sociais são mais felizes? E as pessoas que compram "curtir" ou "seguidores" estão comprando a felicidade?


São muitas questões a ser respondidas. Qual rede social você usa? O que costuma postar? Fica esperando aprovação em seus post? Conte abaixo para gente o que achou do estudo.


Vera Moraes
www.enterx.com.br


Gostou do post? Seja o primeiro a compartilhar com seus amigos no Facebook.


Quer saber mais sobre internet e tecnologia? Curta nossa pagina no Facebook a direita.


Leia também:
A Copa 2014 é da tecnologia não do futebol.
Dilma Bolada pode mudar a cara das eleições 2014.
Agora você pode silenciar os chatos do seu Twitter.



Continue lendo