Enter X

Documentos da CIA vazam e mostram como enganar seguranças em aeroportos.

26 dez 2014 às 08:36

Documentos da CIA vazam e mostram como enganar seguranças em aeroportos.

As ferias chegaram e Edward Snowden mandou um presentinho de Natal para os viajantes como para terroristas. WikiLeaks publicou documentos internos da CIA que resumem para agentes secretos como enganar a segurança nos aeroportos.


Esses documentos descrevem os procedimentos de passagem de fronteira e controle de vistos, conteúdo o alcance dos sistemas eletrônicos de vigilância das fronteiras, protocolos e procedimentos de controle completos com conselhos aos agentes da CIA para contornar sistemas de monitoramento em suas entradas e saídas de cada país em todo o mundo.


Os dois documentos classificadas como "Secret / NOFORN", que significa não ser compartilhadas com as agências de segurança aliadas, dá aos espiões conselhos sobre como passarem despercebidos . Eles também fornecem uma visão detalhada das táticas secretas que os aeroportos usam.


Um dos melhores conselhos do tipo "#ficadicaCia": Se você é um espião, tento não demonstrar um olhar nervoso"


Embora algumas das informações dos documentos sejam de conhecimento público, conselhos sobre como evitar ser apontado para a triagem secundária pode ser útil para uma variedade de pessoas. Estes incluem turistas e viajantes que tentam chegar em casa para os feriados, mas também os terroristas, traficantes de drogas e criminosos comuns.


Um dos documentos intitulados "Sobrevivência Média", cobrem tudo, desde conselhos de senso comum, das advertências sobre armadilhas mais sutis que podem transformar uma verificação de bagagem casual em uma investigação completa.


Veja as dicas abaixo:


*Evite sinais fisiológicos de nervosismo: Tremores mãos, respiração rápida, sem motivo aparente, suores frios, artérias carótida pulsantes, um rosto corado, e evitar o contato com os olhos.
*A falta de familiaridade com as paginas do passaporte (página biográfica, viagens anteriores). *Incapacidade de falar a língua do país de emissão do passaporte.
Compra ou mudança de itinerário no prazo de 24 horas antes do voo.


Bagagens:


*Uma quantidade de bagagem inadequada para a duração da estadia.
*Vários itens novos na bagagem: como despertadores ou notebooks.
*Bagagem embalada de forma negligente quando passageiro é supostamente um viajante de negócios experiente.
*Mapas, guias, ou outra literatura aparentemente não lidas (marcas que foram folheadas e com anotações)
*O tipo da câmera fotográfica que não correspondem ao perfil ou cartão de memória da câmera do viajante insuficiente para uma viagem de turismo demorada.


Outras dicas concentram-se sobre as especificidades de segurança dos aeroportos de certos países.


Segurança em aeroportos:


*Os aeroportos japoneses prestar muita atenção para os viajantes ocidentais solitários como eles podem ser traficantes de droga;
*Enquanto que no Iraque, qualquer passageiro curdo com sotaque turco é "automaticamente enviado para o secundário" por medo de que pertencerem a um grupo militante chamado o PKK.
*Nas ilhas Maurício, as forças de segurança monitoram expressões faciais no momento que estão pegando sua bagagem;
*Na Hungria, espelhos unidirecionais são usados para "monitorar passageiros com sinais de nervosismo";
*O segundo documento intitulado "Infiltrando Schengen" dá uma breve história e uma visão geral de protocolos de segurança dentro do Espaço Schengen, um grupo de 26 países europeus que aboliram controle de passaportes nas fronteiras comuns.
*O relatório revela que, embora a maioria das medidas de segurança tenha como alvo imigrantes ilegais, a CIA está preocupada com novas medidas de segurança biométrica, que deverá entrar em vigor no próximo ano, incluindo uma base de dados de impressões digitais que tornariam mais difícil para os agentes de viagem usarem identidades múltiplas ou falsas.


Estes manuais mostram que sob a administração Obama, a CIA ainda tem a intenção de se infiltrar em fronteiras da União Europeia e conduzir operações clandestinas em países membros da UE.


Quer ler na integra os documentos? Clique AQUI e boa viagem!


Seja o primeiro a compartilhar com seus amigos no Facebook.


Quer saber mais sobre internet e tecnologia, curta nossa pagina a direita do Facebook.

Vera Moraes
Designer e Jornalista
www.enterx.com.br


Continue lendo