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Dicas de especialistas de sucesso para começar seu negocio online. Parte 03

06 abr 2014 às 16:07

Dicas de especialistas de sucesso para começar seu negocio online. Parte 03

Seguindo a terceira parte da serie de entrevistas que o Blog Enter X fez com os principiais nomes da área dos negócios online.


A serie de seis dicas que estamos apresentando no decorrer da semana. Personalidades como:


João Ricardo Mendes - CEO Hotel Urbano.
Olimpio Araújo Junior - Gestor de Marketing
Eduardo Orlando L'Hotellier - CEO do GetNinjas
Marcelo Marzola - CEO da Predicta.
Renann Fortes - Executivo Mundipagg.
Cássio Bobsin Machado - O CEO da Zenvia.


Segue abaixo a terceira entrevista com dicas preciosas de quem já esta no topo.


Conselho 03


Em meados de 1999 a internet começava a crescer no Brasil. Para o carioca Marcelo Marzola , a novidade já era tão novidade assim. Nerd assumido curtiu a adolescência descobrindo novas tecnologias, além de se divertir com o amigo de infância Philip Klein nos serviços de comunicação BBS, o precursor da internet.


Assim que iniciou os estudos na faculdade americana de Babson, Marcelo sentiu vontade de voltar ao Brasil e formou-se em administração pelo Ibmec. A vontade de fazer alguma coisa no Brasil foi mais forte.


Voltando ao Rio conheceu Walter Silva e o apresentou ao amigo de infância Philip Klein assim nascia a Predicta, que, no início, tinha como objetivo tornar-se um site de venda de ingressos de cinema.


Após um planejamento, perceberam que o total de 40 mil reais que tinham como capital inicial não era suficiente para o projeto. Ir atrás de um financiamento também não era uma boa opção, já que os investidores ainda sentiam o impacto do estouro da bolha da internet, em 2000, e a insegurança estava no ar.


Porque não usar o plano B? Bem mais rentável do que a ideia inicial. Usando o conceito de publicidade online, a Predicta criou um novo segmento, o de gerenciamento de venda de espaços publicitários pela internet. Após mudar a sede para São Paulo, em 2001, a startup tornou-se referência nacional em marketing digital.


O terceiro passo foi abrir uma filial de sua Predicta no Vale do Silício em 2011.


Marcelo Marzola hoje com 37 anos, saiu na Revista Época Negócios na matéria 40 com menos de 40 dos jovens mais realizadores do mundo dos negócios brasileiro, fundador da Predicta que atua com Soluções digitais, tem aproximadamente 120 funcionários e 160 clientes, sendo 50 deles agencias de publicidade. O maior desafio da empresa e se tornar global.


Suas dicas são :


1) é uma orientação para evitar o "copy cats"... tipo "vê o que está rolando lá fora e copia aqui no Brasil" que é uma das coisas mais negativas que se pode fazer para o desenvolvimento de um mercado. A gente vai estar sempre clonando ao invés de pensar no que pode fazer de novo.


2) Arrumar gente dedicada é cada vez mais difícil no Brasil - existe uma escassez de mão de obra bizarra no nosso país.


3) Não tenha medo de compartilhar a sua ideia - muito empreendedor tem medo de dividir o que acreditam com medo de que alguém vá roubar a sua ideia, e com isso perdem a oportunidade de encontrar pessoas que poderiam ajudá-lo, na verdade o que vai manter a sua ideia como sua, é a sua capacidade de execução da ideia e a qualidade que só você vai conseguir dar à ela, por ama-la tanto.


4) Outra boa dica é foco. Seja o melhor do mundo em uma coisa só. Dá um pouco de medo escolher uma coisa, porque você sempre vai ser tentado a ceder e fazer muitas coisas diferentes para ganhar dinheiro no curto prazo, não tenha dúvida, isso é ruim. Reduza a sua ideia a uma grande vitória, uma só... eu vou ser o melhor do mundo em "xxxxx".


5) Ao mesmo tempo, saiba ouvir o mercado e ajustar a sua ideia - ao invés de fazer tudo ao mesmo tempo, faça pivôs (que são mudanças sutis, mas importantes na direção em que está indo).


6) Foque em pequenos ganhos rápidos. A pior coisa que um empreendedor pode fazer é ficar trancado 18 meses dentro de um escritório desenvolvendo uma ideia. Quanto mais rápido você conseguir levar a sua ideia a mercado, mais rápido você vai ter feedback do mercado, que é o insumo mais importante de todos para o seu sucesso.


7) Não perca muito tempo fazendo análises de mercado - os números só sabem falar sobre aquilo que já existe, e muitas vezes o empreendedor está criando um novo mercado, não haverá números nem evidências para suporta-lo - nesse caso é importante confiar na sua intuição.


8) Entenda como os mercados funcionam na prática e não na teoria, e não parte do pressuposto de que a humanidade busca a eficiência (porque por mais que insistamos nós não somos racionais). Às vezes algumas coisas são ineficientes porque são assim, e continuarão sendo, você pode até achar que tem uma forma melhor de fazer algo, mas a não ser que você consiga convencer as pessoas (irracionais) a adotar a sua forma de fazer, você não terá sucesso.


9) Confie nas pessoas, por mais que isso dê medo. No final da vida, quando você for comparar a quantidade de vezes que confiou em alguém e foi feliz versus a quantidade de vezes que confiou e foi traído, pode ter certeza que o grupo da felicidade será infinitamente mais relevante do que o da traição.


10) Divida seus problemas. O empreendedorismo é um caminho solitário e manter a sanidade mental é fundamental. Converse com as pessoas, exponha seus medos e anseios, converse com taxistas (é mais barato que fazer terapia, e muitas vezes melhor). Faça qualquer coisa para tirar os dragões imaginários da sua cabeça, você terá problemas reais o suficiente para resolver.


Fonte:
Marcelo Marzola
CEO da Predicta
http://www.predicta.net


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Vera Moraes
www.enterx.com.br

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