Descubra se um carro é roubado.Mais de 400 mil pessoas já baixaram o Checkplaca.
Acabaram os "rolezinhos" com carros roubados. Na pequena sombra de dúvida qualquer pessoa pode checar se um carro e roubado!
O Checkplaca com mais de 400 mil downloads, esta entre os mais baixados na loja da Apple no Brasil e o 14º lugar no mundo.
O Checkplaca, aplicativo para celular e computador lançado pelo Ministério da Justiça, com aplicativo o cidadão pode verificar se qualquer veículo é furtado ou roubado.
Basta digitar a placa para o aplicativo informar o modelo, as características e situação do carro na base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Sinesp).
Quando o aplicativo detecta algo irregular, o sistema avisa e dá a opção de o usuário ligar, sem ter que se identificar para a polícia, que manda uma equipe ao local para verificar a situação.
O Ministério da Justiça ja informou que 50 veículos foram recuperados graças ao aplicativo, com média de um por dia.
Mais de 5 milhões de consultas já foram feitas, com média de 150 mil diariamente.
Em 2012, foram furtados 248.755 e roubados 203.844 veículos. Segundo o ministério, os números de 2013 ainda não estão fechados.
Lançado no fim de 2013, o aplicativo gratuito Checkplaca está disponível para dispositivos com sistema operacional Android e IOS (Apple). Os interessados em baixar o serviço, devem acessar o site da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ).
Como usar:
Após instalar o Aplicativo Sinesp Cidadão / Consulta Veículo, basta digitar a placa para saber a situação do veículo que você deseja pesquisar. Caso a resposta seja de que o veículo é furtado ou roubado, a informação aparecerá destacada em vermelho.
Preste atenção também se os dados da placa informada conferem com as características do veículo no sistema. Caso elas sejam diferentes, a placa pode ser falsa ou furtada de outro veículo. Ela ainda pode estar sendo utilizada em um carro clonado.
Caso alguma irregularidade seja constatada, você deve acionar a polícia pelo telefone 190. Uma equipe será direcionada ao local, onde será feita a checagem das informações com os procedimentos corretos, sem identificar de quem ou de onde partiu a denúncia. A ligação será anônima e sua identidade será preservada em qualquer que seja a situação.
O aplicativo foi idealizado pela SENASP, órgão do Ministério da Justiça e desenvolvido em conjunto com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). O aplicativo encontra-se disponível gratuitamente nas lojas: Google Play e App Store. Em breve, novos módulos serão agregados ao Sinesp Cidadão.
Fonte: www.sinesp.gov.br.
Gostou do post? Compartilhe com seus amigos do Facebook!
Curta nossa Fanpage AQUI.
Vera Moraes
www.enterx.com.br