Descubra os experimentos psicológicos que vários sites estão fazendo com você.
A internet é um grande laboratório de experimento, e você é parte dele. Todos os dias, milhões de experimentos estão manipulando o que você vê, quando você navega online, para descobrir como manter sua atenção, fazer você clicar mais links e gastar mais dinheiro. E estas experiências são frequentemente feito as escondidas pelas empresas.
Você provavelmente não sabia destas informações, nem que fazia parte destes experimentos. Ou sabia? O que tudo isso significa?
Isso tudo é algo que veio a tona nos últimos tempos na indústria de tecnologia, chamados testes A / B. Isso significa que as páginas da web que aparecem para você não são necessariamente as mesmas que aparecem para outras pessoas, eles podem ter cores ligeiramente diferentes, um título alternativo ou a exemplo de redes sociais, poderia ser mostrada a você informação pessoal diferente do que seus amigos e familiares.
O que começou inicialmente apenas como uma maneira de ajustar o design de um site está se tornando cada vez mais controverso, este teste A / B pode ajudar as empresas a influenciar o humor das pessoas ou até mesmo a sua vida amorosa.
Recentemente, verificou-se que o Facebook usou a técnica nos seus usuários, sem seu conhecimento, em um esforço para influenciar suas emoções. E, mais recentemente, veio a revelação de que rede de encontros OkCupid mentiu para alguns de seus usuários sobre a sua aptidão para ser "conectada" romanticamente com outro membro do site. A empresa ligou pessoas com potenciais parceiros inadequados, e, em seguida, rastreou suas interações.
Então, até que ponto tudo isto se tornou experimentação, manipulação pura e simples?
O fenômeno do teste A / B começou com uma intenção boa, uma forma de melhorar websites. Isto é muito usado para algo chamado de "Taxa de Conversão e Optimização" (CRO), que é uma medida usada para medir a taxa de interação dos usuários no site.
O que o tornou tão este experimento tão poderoso é que algumas vezes mostram-se resultados que ninguém poderia ter previsto anteriormente.
No início deste ano, por exemplo, um executivo da Google revelou que o uso de um tom diferente de azul para links de publicidade nas páginas de resultados de busca resultou mais cliques nesses links, aumentar a receita da empresa para US $ 200 milhões.
Da mesma forma, site de viagens TripAdvisor tem usado o teste A / B para descobrir que as pessoas entraram em uma página de dicas de um anúncio do Google, por exemplo, são mais propensos a clicar em um botão azul. Outros usuários que navegam a partir do site da TripAdvisor, no entanto, preferem amarelo.
Alguns resultados são ainda mais desconcertantes. O serviço de referência para uma empresa odontologia dos estados unidos, por exemplo, recentemente testou uma variedade de fotos para encorajar o engajamento do usuário em seu site, juntamente com outros testes.
Eles descobriram o que ganhou foi um dentista com a mão no ombro de um paciente do sexo feminino, que foi inesperado, porque isso é algo que um dentista nunca faria com um paciente, diz Dan Siroker, CEO da A / B empresa de testes Optimizely, que aconselhou a empresa odontológica.
Como Stewart Ulm, diretor de engenharia do motor de busca de viagens Kayak, comentou que às vezes você não sabe por que um resultado A / B funciona, ele simplesmente funciona. "Tentamos chegar a teorias para explicar os resultados que obtemos, mas quando estamos fazendo nossas experiências com análise estatística pura nós nunca realmente saberemos com certeza."
Imagine o que os sites de noticias não devem fazer com títulos cores e imagens para descobrir qual padrão atraem mais?
A maioria dos exemplos de teste A / B são relativamente inofensivos. No entanto, nos últimos meses, o uso da técnica gerou uma espécie de reação.
Empresas como Facebook estão criando experimentos com as nossas emoções, e usando a mentira para encorajar o engajamento, muitos sentem que o teste A / B entrou em uma nova era preocupante.
Os experimentos OkCupid exposta como simples testes A / B pode impactar diretamente a sua vida. Além de ligar as pessoas inadequadas, OkCupid realizou recentemente um outro teste em que as linhas de assunto de e-mails de notificação foram alteradas para uma parte dos membros do site.
À medida que a precisão desses testes torna-se maior, há quem se preocupe que a ética que pode ser jogada para fora da janela na busca do engajamento de curto prazo e os lucros rápidos.
Os aficionados por teste A / B insistem que as empresas irão, em longo prazo, só danificar sua reputação e sucesso do negócio, agindo de forma antiética. Estas técnicas para enganar as pessoas para comprar as coisas têm sido usadas a milênios, e muitas pessoas têm lucrado com elas através dos tempos.
Os temores cresceram com os efeitos de manipulação de publicidade, levando a regulamentação do setor. Talvez tal supervisão os testes A / B deverão enfrentar no futuro.
Agora todos nós estamos mais conscientes de experimentos secretos da Internet para descobrir o que nos faz clicar em determinada coisa, e estes testes vão continuar a nos manipular, quer queiramos ou não.
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Vera Moraes
Jornalista 0010150/PR
www.enterx.com.br