Enter X

Descubra o segredo para o mercado de vídeo viral.

20 mar 2014 às 17:13

O segredo para o mercado de vídeo viral.

Os 10 melhores vídeos de marketing viral de 2013 foram anunciados, mas o que é preciso para uma campanha viral?


Épico Split, estrelado por Jean-Claude Van Damme, se tornou um hit viral para a Volvo.


Em 2013, o vencedor na corrida para criar as campanhas em vídeo mais viral de conteúdo de marca foi a Dove, com seus três minutos do vídeo da Beleza Real.


O vídeo ganhou o posto de propaganda mais vista do YouTube, com quase 55 milhões de visualizações, o vídeo Retratos da Real Beleza, encomendado pela Unilever para a marca Dove, foi reconhecido, premiado pelo júri do 60° Festival Internacional de Criatividade de Cannes. A campanha, feita pela agência Ogilvy Brasil, foi o trabalho brasileiro mais premiado, levando 14 troféus.


De acordo com a Visible Measures, uma empresa norte-americana que acompanha o desempenho on-line de vídeos da marca e coleta métricas de como o público se envolve com eles e compartilha com outras pessoas.


O segundo lugar segundo a agencia Visible Measures foi para a Turkish Airlines, com o selfie Shootout, que mostrava estrelas do esporte Kobe Bryant e Lionel Messi enviando um ao outro auto retratos a partir de uma variedade de locais exóticos e competindo da melhor selfie.


Terceiro e quarto lugares, por sua vez, foi para a Volvo Trucks (com o épico anuncio apresentando Jean-Claude Van Damme) e Google (com o seu Chrome).


Então, qual é o grande segredo que destas marcas para seus vídeos virais? O que é preciso para uma tornar seu conteúdo viral?


O fato é que não existe uma resposta fácil para essas perguntas. Você pode muito bem ler um manual de instruções sobre como ganhar na loteria, você pode pegar algumas dicas, mas o sucesso maior será puramente acidental.


Criando o melhor conteúdo possível já é um bom começo, é claro, e promover o conteúdo deve ser o próximo passo.


Em outras palavras, Beleza Real não teve sucesso com grande apelo emocional sozinha. Ele também foi apoiado por um planejamento de mídia sólida, distribuição e estratégia de relações públicas.


É raro que um vídeo receba impulso sem um grande mídia passar por trás dele, ou pelo menos uma grande quantidade de dinheiro para alavancar o interesse inicial, com isso em mente, as marcas menores, com orçamentos limitados talvez devesse definir "viral" em seus próprios termos.


As campanhas de orçamento grande de grandes marcas alcançam grandes resultados certamente,mas isso não é viável para todas as empresas. Nenhuma marca deve unir conteúdo on-line exclusivamente com o objetivo de viralizar.


Em vez disso, o objetivo deve ser poderoso, contar uma história oportuna que atinja um publico alvo geral, tão vasta quanto possível, tentar emocionar e ir passando esta campanha em por pequenas doses de "micro conteúdo" tais como, frases, vídeos, fotos, enquetes, jogos e questionários, que não custam tanto para fazer e podem, portanto, ser produzido em maior volume.


Para as marcas mais estabelecidas nas mídias sociais, com uma rede existente de fãs e seguidores como o Facebook e o Twitter podem ser poderosas fontes para ir divulgando esteas previas da sua campanha. Afinal de contas, o povo já fiel a uma marca, e são mais propensos a compartilhar conteúdo de marca com seus próprios amigos, seguidores e leitores.


Dicas para postar Micro conteúdo:


• conteúdo planejado em torno de um evento específico, como Dia dos Namorados ou um grande produto a ser lançado.


• conteúdo em tempo real, o que é mais espontâneo e desenvolvido em resposta a um evento que acabou de acontecer e que esta sendo muito falado nas redes sociais. Você pode ter apenas uma questão de horas para transformar o conteúdo falado nas redes sociais em uma jogada de marketing. Mas se você conseguir capturar o momento que esta sendo discutido, você pode conseguir o impulso real e rápido para sua campanha de micro conteúdo.


• Conteúdo gerado pelo usuário da marca muitas vezes pode criar campanhas atraentes em torno do conteúdo produzido por seus clientes, como o Instagram, as fotos de uma roupa favorita ou o destino de férias recomendado.


A regra é simples: nenhuma marca deve ser intimidada pelos orçamentos e valores de produção altíssimos de campanhas virais das grandes marcas. O segredo é envolver o publico on-line, usando uma campanha oportuna, relevante e convincente.


Inspire-se abaixo nos top vídeos:


Dove - reais Sketches Beleza : 135838683 visualizações
Turkish Airlines - A selfie Shootout : 133722104 visualizações
Volvo Trucks - épico dividido: Teste Live 6 : 102430941 visualizações
Google - Chrome Por : 95.598.261 visualizações
Evian - Bebê & Me : 75.779.488 visualizações
Intel / Toshiba - O Poder Dentro : 70.052.385 visualizações
5-Hour Energy - 5-Hour Energy ajuda as pessoas surpreendentes : 67.860.563 visualizações
Jay-Z - Magna Carta Santo Graal : 57344188
YouTube - O que 2013 Say? : 56230354
Miami Heat - Harlem Agite Miami Heat Edição : 55087246
Fonte: Visível Medidas (A partir de 24 dezembro de 2013)








Vera Moraes
www.enterx.com.br


Gostou dos vídeos virais? Comente abaixo.


Seja o primeiro a compartilhar com seus amigos no Facebook.


Curta nossa pagina no Facebook aqui do lado direito e fique por dentro das novidades.

Leia também:
Veja 7 tipos de clientes nas redes sociais
Filha estraga acordo financeiro de 80 mil dólares do pai ao postar informações no Facebook.
E-commerce deve faturar R$ 34,6 bilhões no Brasil em 2014, diz E-bit.


Continue lendo