Enter X

Consulte a lista de sites trambiqueiros feitas pelo Procon-SP

10 jun 2014 às 08:51

Consulte a lista de sites trambiqueiros feitas pelo Procon-SP.


A listinha tem 388 sites trambiqueiros, alguns deles como "Pescaria Urbana", "Oliveira Shopping", "Poucas Horas e "Poucas Horas Clube" (estes dois fora do ar) foram incluídos na lista pelo Procon-SP.


A lista foi feita com base nos fornecedores picaretas que devem ser evitados e que receberam reclamações dos clientes, foram notificados e não responderam ou não foram encontrados. È feito também um rastreamento no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR.


A principal reclamação e a falta de entrega do produto comprado, além de irregularidades na prática do comércio eletrônico. Alguns casos das empresas listadas foram encaminhados para o Departamento da Polícia que combate os crimes eletrônicos e ao Comitê Gestor da Internet (CGI), que controla o registro de domínios no Brasil. Como a justiça e lenta no Brasil muitos sites continuam no ar, fique de olho, divulgue esta lista para seus amigos.


O Procon recomenda antes da compra que o consumidor busque informações a respeito do fornecedor para não entrar em uma fria. Confira as dicas abaixo:


- Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail);


- Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;


- Desconfie de ofertas vantajosas demais;


- Não compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o o boleto bancário e/ou depósito em conta.


- Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;


- Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);


- Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu
computador;


- Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.



Leia sempre nosso Blog Enter X que vamos tentar deixar você atualizado neste assunto. Clique AQUI e confira a lista dos picaretas.


Em caso de problemas com o comércio eletrônico, o consumidor pode encaminhar seu caso para o Procon de sua cidade ou entrar em contato com a delegacia de crimes eletrônicos do Paraná.


Polícia Civil - Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber)
Endereço: Rua José Loureiro, 376, 1º Andar, sala 1, Centro, Curitiba- Paraná
CEP: 80010-000
Telefone: (0xx41) 3323 9448
E-mail: cibercrimes@pc.pr.gov.br


Compartilhe esta reportagem com seus amigos no Facebook e deixe todos de olhos bem abertos.


Curta nossa pagina do Facebook a direita e fique sabendo primeiro das novidades.


Vera Moraes
www.enterx.com.br


Leia também:
Bandidos usaram Facebook para cometer crimes.
Zapzap o aplicativo brasileiro que esta roubando o WhatsApp.


Continue lendo