Como uma estudante criou uma viagem falsa no Facebook para enganar seus amigos e parentes.
Você tem aquela invejinha de seus amigos nas redes sociais que postam aquela vida perfeita? Aquela vida de comercial de margarina? Romance, dinheiro, felicidade, viagens. E a sua vida não e tão perfeita assim? Não existe romance na sua vida? Esta difícil de pagar as contas? Não consegue trocar de carro? Faz dois anos que não tira ferias para viajar?
Pois saiba meu querido que isso é a realidade da maioria dos brasileiros... Mesmo que você não veja isso nas redes sociais. Nem tudo que é postado nas redes sociais e realmente a verdade que você imagina.
Amigos e família de uma estudante holandesa de 25 anos assistiram com inveja no Facebook sua aventura exótica no Sudeste Asiático durante um mês.
Zilla Van den Born compartilhou fotos de si mesma em praias maravilhosas de agua transparente, visitando templos e conhecendo a gastronomia local da Ásia, tudo isso em seu perfil do Facebook.
Só um detalhezinho, ela nunca viajou para a Ásia, ela estava o tempo todo dentro de sua casa em Amsterdã.
A estudante de design falsificou a viagem usando o Photoshop, usando vários cenários, inclusive dentro de sua casa onde criou ambientes falsos da Ásia, mostrando a todos do planeta como é fácil criar uma imagem filtrada de nossas vidas em mídia sociais.
Os pais de Zilla deixou ela no aeroporto no dia 23 de Abril, acreditando piamente que ela havia embarcado e que ela estava fora conhecendo a Tailândia, Camboja e Laos durante um mês.
Em vez disso,ela não embarcou, ela secretamente retornou ao seu apartamento, e viveu disfarçada, ficou postando imagens falsificadas e atualizações de status no Facebook desta sua aventura que nunca existiu.
Qual a explicação para tudo isso? Zilla justificou:"Eu fiz isso para mostrar às pessoas que se pode filtrar e manipular o que mostramos em mídias sociais", disse ela. "Assim, podemos criar um mundo ideal online em que a realidade já não pode satisfazer. Meu objetivo era provar o quão comum e fácil é distorcer a realidade. "
A designer gráfico editou fotos tiradas em seu país de origem. Imagem: Zilla van den Nascido / Rex Features Fonte: Agência Internacional de Imprensa Austral.
A estudante parece estar sentado ao lado de um monge em um templo - mas o templo fica em sua cidade em Amsterdam. Imagem: Zilla van den Nascido / Rex Features Fonte: Agência Internacional de Imprensa Austral.
Um fundo liso permitido Zilla acrescentar-se a esta foto de um templo. Imagem: Zilla van den Nascido / Rex Features Fonte: Agência Internacional de Imprensa Austral.
Ela criou um interior tailandês falso, como se fosse o hotel para fotos e sessões .
Imagem: Zilla van den Nascido / Rex Features / Austral Fonte: Agência Internacional de Imprensa Austral.
A designer gráfico passou a maior parte de seu tempo em ambientes fechados para evitar esbarrar em pessoas que ela conhecia, usando óculos escuros e um chapéu como um disfarce, quando ela saia de casa.
Enquanto isso, ela transformou seu apartamento em um paraíso asiático.
Ela adicionou sua imagem através do Photoshop em imagens de belas praias, templos e jardins tropicais.
Isso tudo fazia parte de um projeto para sua universidade , quando o projeto foi completado ela revelou a verdade para seus amigos e familiares e filmou as reações chocadas.
O que seu estudo mostra? Que a vida de outras pessoas pode não ser tão perfeita quanto parece no Facebook e outras mídias sociais.
Suas atualizações de status foram geotagged com a Tailândia como a localização. Imagem: Zilla van den Nascido / Rex Features Fonte: Agência Internacional de Imprensa Austral
Cada detalhe de sua partida foi fielmente registrado online. Imagem: Zilla van den Nascido / Rex Features Fonte: Agência Internacional de Imprensa Austral
Hoje em dia qualquer smartphone tem aplicativo de manipulação de foto onde tiramos as imperfeições da pele, manipulamos coloração, aumentamos ou diminuímos as curvas.
Na era das celebridades instantâneas da internet onde o numero de curtidas e seguidores mostram o quanto somos "amados".
A busca da perfeição e da felicidade esta levando as pessoas a manipularem a verdade mostrar as outras pessoas que somos felizes, que estamos bem, que nossas vidas são perfeitas.
Até onde esta manipulação e super exposição nas mídias sociais vai nos levar?Não acredite em tudo que enxerga nas mídias sociais.
Meu conselho: Não se preocupe com a vida dos outros, cuide de sua vida! Não esta feliz? Mude de emprego, mude de parceiro, mude os amigos, mude de cidade. Mas viva sua vida!
Quer saber mais sobre o projeto? Clique AQUI.
Gostou do artigo? Seja o primeiro a compartilhar no Facebook com seus amigos.
Quer saber mais sobre internet e tecnologia? Curta nossa pagina no Facebook a direita.
Vera Moraes
Designer e Jornalista
www.enterx.com.br