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Como promover seu negócio no Instagram.

16 fev 2014 às 10:13

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Como promover seu negócio no Instagram.

Instagram é um aplicativo gratuito que permite aos usuários tirar fotos, aplicar um filtro e depois compartilhá-la numa variedade de redes sociais, incluindo recentemente a opção de filmes.

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O Instagram foi projetado e desenvolvido pelo brasileiro Mike Krieger e pelo norte-americano Kevin Systrom, inicialmente para uso em Smartphones Apple iOS sendo posteriormente disponibilizado nos sistemas Android e Windows Phone.

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Além de o aplicativo permitir aos seus usuários compartilharem imagens disponibiliza também uma grande variedade de filtros e efeitos. Eles podem compartilhá-las através do aplicativo e em redes sociais como Twitter, Facebook, Foursquare e Tumblr.

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Dos 150 milhões de usuários no mundo, 60% estão fora dos Estados Unidos, com o Brasil entre os cinco principais.


Os números do Instagram são altos, parte disso graças aos brasileiros: 16 bilhões de fotos já foram compartilhadas, sendo 55 milhões por dia, gerando 1,6 bilhão de likes diários. Só o serviço de vídeos, que foi lançado em junho, já conta com 5 milhões de compartilhamentos.

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Não acha que já esta na hora de usar o Instagram para alavancar sua marca?


Com o Instagram você vai se conectar com os seus clientes já engajados na rede. Como ficar fora desta?

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Utilizando o aplicativo da forma correta você pode viralizar quase instantaneamente sua marca.
Vamos as dicas:


Crie uma conta no Instagram para empresas.

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É fácil criar uma conta para a sua marca no Instagram.


Primeiramente crie um nome de usuário para o sua marca: Utilize o nome da sua empresa como nome de usuário no Instagram. Se esse nome já é usado, escolha um nome de usuário que seja instantaneamente reconhecido por aqueles que conhecem a sua marca. Ex: Adoro Farm.

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Complete o seu perfil Usando fotos legais que ilustrem sua marca uma pequena descrição e um link para o seu site.


Conecte seu Instagram ao Facebook da Empresa – Conectando estas duas redes sociais vai impulsionar sua marca e suas estratégias de marketing.

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Faça um Planejamento de Marketing.


Uma presença digital requer planejamento de marketing, acompanhamento e empenho. Objetivo e foco objetivo, e busque-o de acordo com suas necessidades. O Instagram vai além da função de mostrar fotos bonitinhas, quando bem utilizado.


Faça um cronograma de postagens, fique de olho na concorrência nas redes.


Acompanhe o engajamento, o aumento de seguidores e que tipo de conteúdo
agrada mais o seu público, ou seja, estabeleça métricas para avaliar o resultado de uso.


Publico.


A faixa etária do pessoal que utiliza o Instagram varia entre 25 e 40 anos. No geral, são pessoas "descoladas". Desta forma, é importante que seu departamento de marketing também esteja antenado sobre as tendências relativas à arte e fotografia.


Pronto criado perfil de sua empresa no Instagram esta na hora de começar as estratégias:
Crie uma estratégia específica no Instagram para a sua marca - Mantenha a sua estratégia de conteúdo no Instagram focada na forma diferenciada de como sua empresa vê o mundo de uma maneira consistente e particular para que seu publico alvo se identifique.


Utilize hashtags:


Já mostramos em um post anterior de como usar Hashtag (você pode ver AQUI) O uso de hashtags no Instagram é muito importante. É uma boa forma de mostrar como usuários podem encontrar sua marca através de buscas no Instagram usando um celular.


Use palavras que tenham a ver com a foto ou com seu publico, não coloque hashtags que so dizem respeito a você, coloque palavras mais genéricas. Por exemplo, se você é dono de uma cafeteria, e você publica uma imagem do seu delicioso cappuccino, inclua hashtags como #cappuccino ou até mesmo #café.


Use hashtags únicas para uma campanha de marketing particular que você esteja realizando. Por exemplo, se você estiver fazendo um concurso de fotos do Instagram no Facebook, crie uma hashtag única para aquela campanha. Essa tática tanto promove o seu concurso quanto dá uma hashtag distinta para conectar com outros participantes (para que eles possam ver quem também está competindo).


Assuntos do momento no Instagram podem acontecer na velocidade da luz. Se você identificar um assunto, e ele se adequa à sua marca, utilize-o. A sua publicação pode ser literalmente vista por milhares de consumidores interessados em questão de minutos.
Responda a comentários e dúvidas rapidamente para construir bons relacionamentos com seus clientes.


Foco no Cliente:


Faça com que seus seguidores no Instagram sejam conhecidos - Compartilhe fotos dos seus seguidores nos seus canais de mídia social. Mostre para seus clientes que você os aprecia vendo suas fotos e as compartilhando para fãs no Facebook e seguidores. Não vá postar as fotos sem permissão do cliente primeiro.


Curta e comente as fotos dos seus seguidores: Valorize seus seguidores ao curtir suas fotos no Instagram - particularmente se elas incluem seus produtos, ou cita a sua marca.
Responda a comentários em todas as suas publicações - Se alguém comenta na sua foto no Instagram, responda esta pessoa.


@mencioce seus clientes - @mencionar é uma outra grande funcionalidade no Instagram. @Mencione seus seguidores, seus clientes, e qualquer outro usuário com boas fotos dos seus produtos. Você vai mostrar apreciação para eles, e você se irá se engajar com o seu mercado.


@Mencione celebridades e líderes da indústria na qual o seu negócio está inserido - Se suas fotos no Instagram mostram celebridades - informe-as. Eles podem gostar o suficiente para compartilhá-las com fãs!


Valorize sua empresa e marca.


Escolha belas imagens - Utilize filtros para aprimorar suas fotos no Instagram. Tome bons ângulos, iluminação e outros truques de fotografia. Use o Photoshop, Diptic, ou Photoshak para editar as suas fotos ou fazer compilações para publicar no Instagram.


Vídeos - Há um tempo que o Instagram passou a permitir vídeos. Utilize essa ferramenta para gravar vídeos de até 15 segundos no seu feed do Instagram.


Apresente seus produtos ou serviços de forma autêntica - Mostre fotos dos seus produtos ou serviços no Instagram enquanto eles são utilizados de verdade.


Mostre seus produtos ou serviços de forma criativa - Seja legal e criativo no Instagram.
Conte a história da sua marca - Publique fotos e vídeos que mostrem o valor essencial e marca da sua empresa.


Mostre quem você é - Destaque fotos e vídeos divertidos dos seus funcionários. Dê para os seus seguidores no Instagram conteúdo exclusivo dos bastidores da sua empresa. Isso faz com que sua empresa seja bem vista no Instagram e em outras redes.


Exiba seu backstage: uma boa maneira de afirmar o compromisso de seu negócio é mostrar sua linha de produção. Se sua marca estiver vinculada a um serviço, aproveite para divulgar suas vantagens, a utilização por consumidores, pontos físicos disponíveis. Caso sua empresa desenvolva algum tipo de produto, aproveite o Instagram para postar fotos de cada etapa da montagem, os funcionários responsáveis, a chegada às prateleiras.


A marca de joias Tiffany & Co. (@tiffanyandco) apresenta um ótimo exemplo dessa tática, ao mostrar cada detalhe da criação de seus produtos, apontando uma visão detalhada das técnicas e profissionais envolvidos.


Lance produtos ou serviços em primeira mão no Instagram - Se você está lançando um novo produto ou serviço, iniciando uma turnê com sua banda, abrindo uma nova unidade, etc - anuncie isso em primeira mão no Instagram. Por exemplo, no dia que você lançar o seu produto, faça um vídeo de 15 segundos onde você e os seus funcionários estejam preparando o lançamento, e um outro vídeo com o lançamento real com os seus clientes. Publique isso no Instagram.


Crie parcerias com outras marcas no Instagram:


Se você é uma empresa de porte pequeno ou uma multinacional, você tem vínculos com outras empresas. Se eles também estiverem no Instagram, crie parcerias, e faça com que eles publique seus produtos em seus feeds do Instagram.
Algumas regrinhas de marketing.


Incentive interação em suas fotos e vídeos:


Se você quer criar mais engajamento nas suas publicações, peça por isso. Peça para que os seus seguidores no Instagram digam o que eles pensam da publicação que você acabou de fazer, e muito mais.


Faça perguntas sobre estilos de vida.Pergunte sobre estilos de vida e como resolver problemas do dia-a-dia. Por exemplo, se você é uma loja de roupas e acessórios, pergunte quais sapatos seus seguidores usariam para combinar com uma nova linha de jeans que você vende.


Faça publicações de legendas de foto. Uma outra forma de criar engajamento no Instagram é pedindo que seus seguidores envie uma legenda para uma foto que você publicar. Tire uma foto legal de um dos seus produtos, ou algo relacionado ao estilo da sua marca.


Peça que seus seguidores divirtam-se enviando uma legenda para essa foto. Dica: você pode inclusive criar um concurso de legendas de foto no Facebook, para aumentar o engajamento dos seus seguidores com um bom prêmio.


Crowdsource de fotos :


Peça que usuários enviem fotos de como eles utilizam seus produtos. Isso ajuda o seu negócio a conseguir informações através dos clientes, e pesquisa de mercado e de desenvolvimento de produtos. É muito fácil de fazer, mas talvez você precise aumentar a aposta. Para atrair vários clientes a enviar fotos para você, faça um concurso de fotos do Instagram no Facebook ou Twitter.


Use a marcação geográfica, legendas e outros recursos para fotos.


Eles são projetados para atrair mais seguidores, ajudando-os a lhe encontrar.


Faça concurso de fotos do Instagram


Faça concurso de fotos com prêmios legais - Para conseguir material criado pelos seus seguidores no Instagram, para conseguir ideias vindas dos clientes, ou somente para manter seus fãs engajados fazendo com que eles compartilhem suas melhores fotos com você - faça um concurso de fotos do Instagram no Facebook ou Twitter. Faça temas de concurso que consiga fotos e vídeos de acordo com os objetivos do seu negócio.


Inclua a funcionalidade de votação no seu concurso de fotos do Instagram. Isso faz com que os participantes disputem por mais votos. Eles vão espalhar o seu concurso nas redes com amigos e amigos de amigos.


Publique constantemente.


Independente do número de pessoas que te seguem no Instagram, publique constantemente. Isso faz com que a sua marca seja vista regularmente pelos seus seguidores. Eles estarão mais aptos a tornarem-se clientes dessa forma também.


Monitore os seus resultados no Instagram - Utilize ferramentas de analytics de terceiros, ou acompanhe seus seguidores, os números de fotos com hashtags, curtidas e comentários.


Fonte:


Blog wishpond
Exame.com
Visualy



O que você acha? Você utiliza o Instagram para a sua empresa? Ja teve resultados com o instagram? Que dicas você pode compartilhar?


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Vera Moraes

www.enterx.com.br


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