Como montar uma startup com R$300,00 e vender por um contrato milionário 1 ano depois.
O Gabriel Monteiro Lorencette viu um sistema de delivery online na Inglaterra, o Hungry House. Nasceu ai uma oportunidade de criar um sistema para atender a demanda local. E resolveu chamar o Marlon Pascoal, que já tinha experiências com software e o Roberto Moreira, que tinha conhecimento em Design e contatos na mídia local.
Os três se conheceram quando trabalhamos no Jornal Folha de Londrina em 2009 e mantivemos contato durante todo o tempo.
Assim em Junho de 2013 cada sócio deu R$100,00 (cem reais) para começar o negocio, totalizando R$300,00 (trezentos reais) e nasceu "A Deliveria", um serviço de delivery online na cidade de Londrina.
Com o apoio da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina em 2014, os jovens empreendedores concretizaram o projeto.
Com um pouco mais de um ano de atuação, "A Deliveria" já estava presente nas cidades de Londrina, Cambé e acaba de chegar a Presidente Prudente.
O serviço funciona em parceria com os restaurantes. Ao entrar no site, o cliente tem acesso ao cardápio dos principais restaurantes da cidade, e em poucos cliques, escolhe o estabelecimento e a refeição de sua preferência. O sistema, projetado e desenvolvido pelo engenheiro da computação Marlon Pascoal, permite que o restaurante receba automaticamente os pedidos solicitados. O estabelecimento parceiro atualiza as etapas do pedido e o cliente vai sendo informado via SMS sobre o status do serviço.
A maior dificuldade segundo os empreendedores foi correr contra o tempo enquanto trabalhando com recursos limitados.
Os empreendedores relatam que aprenderam muito em todas as áreas, percebemos que deveríamos ter dado mais foco no que realmente agregava valor, que era a movimentação de pedidos.
Em 2014 a já tinha 15 mil pedidos mensais e 150 estabelecimentos cadastrados. Foi quando o iFood, site especializado em delivery online procurou "A Deliveria" para fazer uma proposta de compra.
Neste momento os empreendedores precisaram de uma assessoria na negociação e recorreram à assessoria jurídica, contábil e empresarial. Negociar com players maiores, sempre requer muita atenção.
Rumores indicam que foi feito uma transação substanciosa e muito satisfatória com os empreendedores, mas infelizmente existem cláusulas contratuais que impedem os empreendedores de revelar o montante da negociação. Mas, diga-se de passagem, estão todos muito felizes.
"Ficaremos na operação até setembro e a partir de outubro o controle passará a ser do iFood. Nesse período realizaremos os ajustes necessários para os clientes se adaptarem a nova plataforma", esclarece, também em nota, Roberto Moreira, co-fundador da "A Deliveria".
Até o final de 2015, o iFood quer expandir o seu serviço para mais 10 mil estabelecimentos e redes de alimentação e superar a marca de 700 mil pedidos por mês em todo o país.
Quais os novos planos dos empreendedores? No momento pensam em tirar alguns dias de férias, para voltar e já colocar em prática novos projetos que tem em mente. Alguém duvida do potencial destes meninos?
Um conselho dos empreendedores para quem está começando com sua startup:
"Muito esforço antes de tudo. Você vai abrir mão de muitas coisas. Você precisa acreditar na sua ideia, mas ser flexível a mudanças. Ter resiliência e não aceitar que outras pessoas limitem seus sonhos. Gastar sua energia com o produto principal, o restante use ferramentas de terceiros, pelo menos no início. E para finalizar, fazer o MVP com rapidez e ter um Plano de Negócios realista."
E você tem R$300,00 para começar uma startup?
Conheça o site clicando AQUI.
Quer saber mais sobre internet e tecnologia, curta nossa pagina do Facebook a direita.
Seja o primeiro a compartilhar esta noticia no Facebook.
Quer ter em primeira mão os artigos do blog, baixe o aplicativo no seu celular clicando
AQUI.
Vera Moraes
Designer e Jornalista
www.enterx.com.br