CEO da Startup que recebeu aporte de R$ 40 milhões da dicas para quem vai começar a empreender.
Fundada em 2011, a startup especializada na contratação de serviços locais pela internet, acaba de receber mais uma rodada de investimento no valor de R$ 40 milhões da Tiger Global Management.
A startup já tinha recebido outros aportes da Monashees Capital e Kaszek Ventures. Até então, a startup tinha recebido R$ 1 milhão para abertura do negócio, em 2011, e R$ 6 milhões em 2013.
No início de 2015, a startup atingiu 100 mil profissionais cadastrados e mais de 1 milhão de pedidos gerados. Além do site, o GetNinjas também conta com sua versão em aplicativo para Android e iPhone.
Eduardo L’Hotellier, CEO da empresa conversou com o Blog Enter X e deu dicas para quem esta começando uma startup.
Eduardo comentou das etapas mais difíceis de sua startup: "São muitas! Embora eu possa citar o começo como uma fase complicada, onde é preciso trabalhar muito e lidar com a incerteza a cada dia - creio que as dificuldades só aumentam com o amadurecimento. Porém, o momento mais difícil, creio eu, é a fase de captar recursos quando já estamos um pouco maiores - um series A ou B, por exemplo - quando já existe uma empresa rodando, funcionários dependendo de você e - o pior (ou melhor!), você já sabe que tem um modelo de negócios válido. Nessa hora, a ansiedade por conseguir recursos para levar o projeto para frente tem que ser controlada, e é preciso pensar em como estruturar tudo aquilo que você aprendeu para mostrar aos investidores e provar que a sua empresa já é mais que uma apenas uma ideia."
Muitas pessoas querem montar sua startup, mas não sabem como começar, Eduardo falou sobre a tendência para idéias de novas startups. Ele disse acreditar que vivemos a era do imediatismo e da economia de recursos, as pessoas querem as coisas agora. Mas também querem a coisa exatamente do jeito que precisam, e no preço mais justo possível. Por isso, as startups do momento são as que permitem que as pessoas resolvam seus problemas de forma rápida e barata, caso do Uber, AirBnb, e por que não, do próprio GetNinjas. Conectar pessoas para economizar tempo, espaço, recursos através do compartilhamento de informações, é a chamada economia da eficiência.
Eduardo vai vir dar uma palestra no Startup Weekend Londrina em agosto, onde empreendedores, designers e programadores vão receber mentoria para criar uma startup em 54 horas. Eduardo falou sobre o evento e sobre a importância de se ter mentores no inicio de uma startup: "Pra mim, o trabalho de mentoria é fundamental para o sucesso de uma startup. Ter alguém para ajudar na tomada de decisões é um diferencial competitivo, uma vantagem sobre o mercado. Além do suporte nas decisões estratégicas, os mentores são fundamentais para criar relações importantes e nos conectar com outras empresas e executivos na hora certa. Um dos momentos que mais contamos com nossos mentores, por exemplo, é na contratação das posições de níveis mais altos ou papéis mais estratégicos para a empresa. "
Muitas startups não conseguem sair do momento inicial e acabam sem ter sucesso. Eduardo deu dicas para esta fase: "Esquecer os seus propósitos e investir nas pessoas erradas. E as duas coisas estão intrinsecamente conectadas. Se você perde o foco daquilo que te levou até ali - ou seja, o valor que você gera para as pessoas - seu negócio já morreu, mesmo que você ainda não saiba. E isso costuma ser a consequência de trazer gente errada para o seu time - que é o segundo erro que eu aponto. Pessoas erradas vão impactar não só o produto, como também a relação entre as outras pessoas. E corrigir esse desvio é sempre muito custoso: o tempo com alguém errado na equipe é um tempo valioso que será perdido, especialmente para startups, onde "timming" é fundamental. No fim, ambas as coisas se resumem a manter-se fiel ao seu espírito inicial, que é aquilo que faz as startups tão diferentes das empresas tradicionais. "
Quer saber como escolher sua equipe para trabalhar em sua startup? Eduardo salientou a importância no processo de contratação, na GetNinjas é algo extremamente cuidadoso , e especialmente para as posições chaves, costumamos envolver os heads de todas as áreas. "Um exemplo que demonstra isso foi o caso de um candidato, que ao chegar na entrevista falou o quanto ficou impressionado por tanta gente da empresa ter visualizado o seu profile. Nós costumamos discutir e compartilhar os currículos internamente, incluindo todos aqueles que terão alguma interação com esse novo membro da equipe. Obviamente, o quesito técnico é muito importante - sempre procuramos contratar alguém que tenha uma experiência maior do que a nossa fazendo o que faz. É claro, que, nem sempre, existe alguém que já fez exatamente aquilo que precisamos porque estamos em um novo mercado, mas quando é esse o caso, queremos alguém com bagagem para aprender a fazer com facilidade. No final, o que mais pesa para gente é o comprometimento das pessoas. Eu preciso ter certeza de que quem se junta ao nosso time acredita em nosso projeto e está na mesma sintonia que o resto da equipe... " citou Eduardo.
As parcerias estratégicas foram importantes na Get Ninjas, enfatizou o CEO: "As parcerias sempre potencializaram nosso crescimento ou aceleraram processos que - sozinhos - demoraríamos muito para concluir. Para nós, elas foram fundamentais para crescer, especialmente em nichos específicos ou pra oferecer serviços aos nossos clientes. Além disso, elas evitaram muito esforço de desenvolvimento e desafios que talvez teriam impedido que focássemos em nossa própria proposta de valor. Reconhecer o que era parte do nosso core business foi fundamental para definir o que não era - e assim descobrir onde precisávamos encontrar os parceiros certos. "
Reforçando a importância de validar o produto Eduardo destacou :"De uma forma direta: economizar recursos. Toda vez que nós ignoramos os nossos clientes neste processo, pagamos um preço caro demais. Em horas de desenvolvimento, em discussões improdutivas, em recursos mal aproveitados. Tudo isso nos ensinou uma lição valiosa: testar sempre, estar em contato com as pessoas e realmente envolver os clientes durante todo o processo. Se todos os aspectos do seu produto estiverem perfeitos, mas ele não servir para os clientes, nada terá valido a pena. "
Eduardo Orlando L'Hotellier vai dar uma palestra em Londrina no Startup Weekend Londrina que acontece 14,15 e 16 de agosto.
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