Bug no Facebook permite multiplicar likes.
Uma pesquisa publicada dia 19 de Março pela escola de ciência da computação da Universidade McGill revelou uma seria falha no Facebook que permite multiplicar likes criando falsos likes na rede social sem usar bots ou uma enxurrada de spams.
O estudo descreve uma maneira que cria 100 curtidas falsas a cada 5 minutos ao adicionar três likes duplicados em cada publicação ou artigo compartilhado.
O método e muito simples e usa um mecanismo existente no Facebook que, se usado da forma correta, produz múltiplos likes em um mesmo post. Teste você mesmo:
1. Crie um post no Facebook com a URL desejada;
2. Compartilhe a publicação;
3. Faça um comentário na publicação com qualquer conteúdo;
4. Delete a publicação.
Deletar uma publicação não reduz o número de curtidas mostradas na página original em que o botão "Like" está. "Esse procedimento pode gerar três likes falsos de uma vez. Ao repeti-lo, nós conseguimos gerar 20 likes falsos por minuto sem violar os limites de avaliação do Facebook", dizem os autores da pesquisa, Xinye Lin, Mingyuan Xia e Xue Liu.
O Facebook foi alertado pela equipe da universidade sobre as falhas há dois anos, mas elas continuam no site. Além disso, a maneira ainda pode ser automatizada utilizando a API de Likes do Facebook com apenas 20 linhas de código em Python.
A receita líquida do Facebook com publicidade móvel em 2015 deve alcançar US$ 10,9 bilhões, ou 73% do seu total. Imagine estes anunciantes vendo esta publicação agora? A intenção dos pesquisadores foi tornar esses bugs em algo público para alertar os anunciantes e empresas que dependem de likes e pagam por eles, e aos usuários, para que eles percebam que alguns conteúdos não são tão populares como o número de curtidas indica.
Leia pesquisa completa AQUI.
O que acharam desta matéria? Comente abaixo.
Quer saber mais sobre internet e tecnologia, curta nossa pagina do Facebook a direita.
Seja o primeiro a compartilhar esta noticia no Facebook.
Quer ter em primeira mão os artigos do blog, baixe o aplicativo no seu celular clicando
AQUI.
Vera Moraes
Designer e Jornalista
www.enterx.com.br