Enter X

Alerta aos pais: Cuidado com o App Snapchat.

14 ago 2014 às 12:45

Alerta aos pais: Cuidado com o App Snapchat.

Com o aumento de adolescentes que utilizam a tecnologia de smartphones um aplicativo ganha popularidade entre eles.


Snapchat: É a mais nova mania na onda das mídias sociais e uso pelos adolescentes.


Afinal de contas que é isso? Snapchat é um aplicativo que permite aos usuários tirar fotos de si mesmos, selecionar a quem essas fotos serão enviadas e, em seguida, estabelecer um prazo de ate 10 segundos após o qual as fotos se auto destroem. Parece divertido?


O que torna este Snapchat tão atraente para os adolescentes?


Em primeiro lugar o Snapchat é uma oportunidade dos adolescentes se expressarem entre seus amigos. A capacidade de tirar uma foto boba de si mesmos e enviá-la para seus colegas, juntamente com um feedback instantâneo, não é apenas uma oportunidade para celebrar a sua individualidade mas de ganhar popularidade.


Talvez a maior atração do Snapchat seja no sentido de que os adolescentes são capazes de operar fora do radar dos pais e orientadores, por assim dizer. Porque o Facebook, Twitter e Instagram os pais estão lá presentes em seus círculos, em grande parte consciente da atividade que acontece através desses serviços.


Com a maioria dos pais não têm consciência da possibilidade dos usos do Snapchat, as atividade que ocorrem sem a visualização dos olhos dos adultos, ficando reduzido somente a sua visualização ao seu circulo de amigos dos adolescentes.


O Snapchat dá uma ilusão de segurança quando se trata de tirar imagens inadequadas e enviá-las para seus amigos. Muito por causa da promessa de autodestruição das imagens, faz aumentar o uso indevido de imagens intimas pelos adolescentes, livre de evidências permanentes.


Mesmo que a captura de tela pelo destinatário seja alertada para o remetente pelo Snapchat quando uma imagem for capturada. Embora agindo como um impedimento, isso não elimina a possibilidade de quem recebeu a imagem capturar a foto e usa-la como quiser.


É possível capturar a tela usando o print screen, e a única defesa do app é identificar que isso foi feito e avisar o remetente. Mas não se pode impedir que outra câmera ou celular grave o conteúdo que é mostrado no aparelho, tornando o aplicativo um perigo.


Devido a esta capacidade do aplicativo, alguns adolescentes recorrem ao Snapchat para praticar o "sexting ", que significa compartilhar fotos nuas ou seminuas de si mesmo com a outra parte via mensagens e agora, aplicativos como o Snapchat.


O Snapchat certamente carrega um risco enorme entre os adolescentes que podem vir a ficar expostos ao assédio moral, a fraude e uma possível exposição a agressores sexuais e pedófilos como potenciais efeitos colaterais negativos do uso do aplicativo.


Se seu filho está usando Snapchat, é fundamental que você tenha uma conversa honesta sobre o comportamento online apropriado.


As ramificações legais de violar as leis da pornografia e bullying virtuais não são noticias que qualquer família gostaria de receber em suas vidas. Os pais e educadores não devem esperar acontecer um fato para esclarecer os adolescentes dos perigos.


Este aplicativo também esta chamando atenção da policia. Autoridades de crimes da internet alertam o uso de Snapchat. Já existem muitos relatos de cibercrimes envolvendo adolescentes que usaram este aplicativo, inclusive em colégios da cidade de Londrina.


A vida de alguns adolescentes foram devastadas após ter fotos íntimas de si mesmos compartilhados por amigos "confiáveis".


Imagine isso: Sua filha adolescente envia uma foto de si mesma nua para o namorado. Pode ser por brincadeira, pode ser porque ela o ama ou talvez ele pediu a ela que fizesse isso. Em seguida ele envia para seus amigos. Agora a foto esta no telefone de todos na escola. Sua filha e crucificada nas redes sociais. Ela não quer ir mais à escola. Ela diz que nunca mais vai sair em público novamente.


É uma pena mas esta historia se repete muitas vezes entre os adolescentes. Mais e mais adolescentes estão enviando fotografias sexualmente explícitas de si para os outros através de telefones e sites de redes sociais. Esteja certo que isso ja é uma realidade entre seus filhos.


Quer saber se seus filhos estão utilizando este aplicativo, Observe se no smartphone de seu filho tem o ícone com um quadrado amarelo com um fantasma dentro. Como na imagem abaixo.


Imagem: Internet


Como os pais devem proceder:


•Baixe o aplicativo e utilize para saber como funciona. Até para conseguir falar com seu filho na mesma linguagem.
•Converse sobre a importância da privacidade e o risco dela ser violada e compartilhada com outras pessoas.
•Ensine seu filho sobre a capturas de tela que pode ser feita de varias maneiras.
•Em Snapchat existem maneiras de procurar as pessoas e adicioná-los à sua lista de amigos. Diga aos seus filhos para não adicionar qualquer um que não sabem a sua lista de amigos.
•Converse sobre o bullying sexual. Se alguém lhe pede uma foto nu, explique que talvez não seja porque eles gostam de seu filho. Mas talvez seja porque querem humilhar ou fazer chantagem.


Embora você possa controlar o acesso ao telefone de seu filho de até 13 anos de idade, e acompanhar o que os aplicativos que eles usam, isso não é tão fácil com um adolescente de 17 ou 18 anos de idade.


Assim, os pais precisam tomar a iniciativa de educar seus filhos sobre o uso de aplicativos de telefonia móvel de forma responsável e segura.


Não que Snapchat, ou qualquer outra forma de tecnologia seja a causa da atitude que algumas crianças em fases hormonais fazem, o aplicativo é só um sistema de entrega. Mas os criadores do app, como pais, precisamos admitir que isso acontece e aprender a lidar com isso.


Interessados em palestras sobre o tema podem entrar em contato AQUI.


Alerte outros pais e educadores compartilhando esta matéria no Facebook.


Já viu este problema ocorrer no seu meio social? Comente abaixo para alertar outras pessoas.


Quer saber mais sobre internet e tecnologia? Curta nossa pagina a direita do Facebook.


Tem alguma sugestão de pauta? Fale com a blogueira a direita.

Vera Moraes
Jornalista 0010150/PR
www.enterx.com.br


Continue lendo