Enter X

Aintec-UEL registra game que foca no ensino de Computação e na promoção do empreendedorismo

04 dez 2014 às 16:03

Aintec-UEL registra game que foca no ensino de Computação e na promoção do empreendedorismo.

O Jogo Educacional Gaia Abstraction Game da UEL visa melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos nas disciplinas compostas pelo "Paradigma da Orientação a Objetos"


A Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Aintec-UEL) conseguiu, no mês de novembro, o deferimento do registro de um programa de computador junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O software tem o objetivo de melhorar as aulas de Computação sobre o "Paradigma da Orientação de Objetos".



Criado pelo aluno de mestrado do departamento de computação da UEL, Eder Diego de Oliveira, que também é professor do Centro Educacional Marista, e pelo professor doutor Rodolfo Miranda de Barros, orientador do programa de mestrado em Ciência da Computação da UEL, o Gaia Abstraction Game é um jogo que modificou a forma de ensinar e aprender, tornando o aprendizado mais interativo, cooperativo e dinâmico. "O modelo de aula atual não estava dando os resultados esperados. Os alunos estavam encontrando muitas dificuldades em assimilar o conteúdo, não entendendo quase nada. As aulas estavam ficando cansativas e sem produtividade", explica Eder, que ministrou esta disciplina e utilizou o jogo como forma alternativa às aulas tradicionais para mais de 150 alunos.


O professor Éder conta que um dos grandes diferenciais do jogo é que os alunos aprendem conceitos relacionados a esse paradigma de modo lúdico, interativo e cooperativo. "O jogo não é apenas ganhar ou perder, todos os alunos jogam em grupos de modo cooperativo e a cada nova interação eles aprendem algo novo. Cada fase exige a máxima cooperação entre os jogadores, pois os grupos só conseguem concluir as fases se eles trocarem conhecimento e chegarem a um objeto comum" salienta.


Outra característica importante do jogo, é que pode ser utilizado nos cursos de Empreendedorismo, visto que traz em sua essência muitos componentes do tema tais como: trabalho em grupo, desenvolvimento de estratégia para melhor organizar os problemas, conhecimento do negócio, trabalhar com prazos, entre outros pontos. O jogo é voltado para instituições de ensino público e privado, editoras e empresas de treinamento.


Gaia Abstraction Game


O jogo funciona em um ambiente "Cliente-Servidor", em que o computador do professor é o "servidor" que administra toda a atividade. Durante o processo, o professor consegue visualizar as dúvidas dos alunos no chat. Essa visualização foi criada para que o professor consiga entrar em contato e solucionar as maiores dificuldades encontradas pelos alunos e possa tirar algumas dúvidas relacionada a cada fase. Já os computadores dos alunos são os "clientes". É lá que acontece todo o jogo, ou seja, toda a interação, e é neste ambiente que os alunos resolvem as atividades e se comunicam por meio dos chats.

Fonte: Tatiana Fiuza
Coordenadora do Escritório de Transferência de Tecnologia
AINTEC - Agência de Inovação Tecnológica da UEL
(43) 3371-5812
www.aintec.com.br


Continue lendo