A Tecnologia de Star Trek que usamos hoje em dia.
Semana passada ficamos muito triste com a morte de Leonard Nimoy, o ator que interpretou Spock de Star Trek, para matar saudade vamos relembrar a tecnologia usada no filme que já existe hoje em dia.
Telefone Celular
O comunicador de voz no filme inspirou nosso telefones celulares. Os telefones celulares de hoje são um descendente direto dos comunicadores encontrados no filme.
Na verdade, Martin Cooper disse que o comunicador do capitão Kirk o inspirou a criar o primeiro telefone móvel.
Portas automáticas
Uma das primeiras peças de tecnologia a se tornar realidade do filme Star Trek foi o porta automática.
Quando um membro da tripulação da Enterprise se aproximava de uma porta, ela era logo automaticamente aberta.
Hoje, você pode achar esta tecnologia em qualquer loja da esquina, mas esta tecnologia já foi futurista.
Tradutor Universal
Muitas vezes Spock e Kirk encontravam-se em muitas situações perigosas em planetas desconhecidos, com seres que não falavam a mesma língua.
Com isso, a importância da compreensão de outras línguas estrangeiras, que era feito graças ao tradutor universal da série.
Claro que com aplicativos como Google Tradutor, podemos digitar e compreender qualquer conversa, mas agora com tecnologia como tradutor "Skype" instantâneo de conversa, da Microsoft, os usuários de hoje já não tem que temer a barreira da língua.
Comunicação por tv.
A tela gigante gigante na ponte da Enterprise permitia que o Capitão Kirk se comunica-se com outras naves espaciais e povos em planetas próximos.
Hoje, TVs de alta definição gigantes equipadas com câmeras de vídeo nos permitem falar com as pessoas em todo o mundo, em tempo real.
Tricorder
Doutor McCoy pode medir os sinais vitais de alguém passando um sensor sobre o corpo de alguém e olhando para uma leitor em seu tricorder.
Hoje, "tricorders" realmente existem. O "Scanadu" funciona colocando um pequeno sensor na testa de um paciente. Através de seu sensor, e em questão de segundos, o Scanadu mede a freqüência cardíaca, temperatura, pressão arterial, nível de oxigênio e fornece uma leitura ECG completo.
Computador Inteligente
Falar com um computador naturalmente e obter uma resposta rápida (inteligência artificial), era uma das maiores promessas da tecnologia de Star Trek.
Nós não chegamos lá ainda, mas aplicativos como o Siri, Google Now e Cortana estão chegando perto.
Alumínio transparente.
No filme Star Trek IV: A Volta para Casa, Scotty e Bones fornecem a um engenheiro do século 20 a fórmula para o alumínio transparente. Foi uma troca para conseguir obter o material que naõ existia ainda naquela data do passado para conseguir construir um tanque de baleia para levar para o futuro. É uma longa história ....
De qualquer forma, o alumínio transparente existe hoje. O material, conhecido como Alon, é produzido por uma companhia chamada SURMET.
Hipospray
Dr. McCoy pode ser mal-humorado, mas salva muita gente no filme, e ele não usa agulha em seus doentes. Em vez disso, ele usa um dispositivo chamado hipospray, que pulveriza medicamento na corrente sanguínea de um paciente diretamente através da pele.
O Hiposprays existem hoje, embora eles são chamados injetores. Eles são caros, por isso eles ainda não são comumente usado como as agulhas. Mas eles são menos dolorosos.
Localizador da equipe.
A tripulação do "Star Trek" tinha que primeiro localizar os rostos de Kirk e Spock entre as muitas camisas vermelhas nos planetas distantes.
O sistema para localizar a tripulação poderia ser visto como um precursor para a tecnologia de Sistema de Posicionamento Global que muitos ao redor do mundo já utilizam diariamente.
Tecnologia de localização por GPS pode parecer uma maneira comum na vida de hoje, mas no final dos anos sessenta, quando o filme estreou, parecia que esta tecnologia só pertencia ao USS Enterprise.
Viagem espacial
Hoje em dia o empresário Richard Branson quer usar sua empresa de transporte espacial, "Virgin Galactic", para ajudar a enviar as pessoas para a fronteira final.
A viagem espacial ainda é um empreendimento arriscado. Um dos voos de teste da Virgin Galactic recentemente terminou em desastre matando sua tripulação.
Agora uma outra empresa quer levar as pessoas para colonizar Marte, inclusive tem uma brasileira entre as pré selecionadas.
Tablet
Há muita coisa para se lembrar quando voar através do espaço pelos olhos do filme "Star Trek" como o PADD. O "dispositivo de exibição de Acesso Pessoal" .
Esta tecnologia é quase idêntica ao das dezenas de tablets que as pessoas usam hoje.
Enquanto iPads de hoje são um pouco mais fino e elegante do que os do filme "Star Trek", o PADD parece ter tido uma enorme influência no mundo tablet de hoje.
Portanto, curta nossa pagina do Facebook a direita para ficar sabendo das últimas novidades sobre tecnologia e internet.
Seja o primeiro a compartilhar esta noticia no Facebook.
Quer ter em primeira mão os artigos do blog, baixe o aplicativo no seu celular clicando AQUI.
"A lógica é apenas o princípio da sabedoria, e não o seu fim." Spock
Vera Moraes
Designer e Jornalista
www.enterx.com.br