A era da geração GoPro.
Você esta vivendo em uma era onde tudo é registrado em foto ou vídeo, a onipresença de câmeras, aparentemente lúdicas e benignas nos levam a questionar a positividade de toda esta super exposição.
Uma época em que todos tem uma câmera sempre a mão, com a popularidade do smartphone, onde a super exposição em redes sociais é comum, em busca de seguidores e de curtidas.
Não seria nada estranho que esta geração buscasse meios de ser mais competitiva, procurando câmeras profissionais, smartphones de ultima geração e filtros e mais filtros. E nesta busca de obter mais seguidores a câmera GoPro caiu como uma luva neste ecossistema.
GoPro é uma empresa de câmeras digitais inicialmente voltada para o publico esportista e aventureiro . A GoPro que significa :"Seja Profissional" tem esse nome porque incentiva seus usuários a irem além, e produzirem imagens maravilhosas.
Possui as características e qualidades de câmeras profissionais, sendo muito versátil para ser utilizada em esportes variados como surf, paraquedismo, automobilismo, montanhismo mas vem se popularizando e vem sendo usado por pessoas comuns. Virou um sonho de consumo desta geração da imagem.
Imagine a cena: você esta caminhando tranquilamente e de repente um por do sol maravilhoso, em vez de apenas sentar e apreciar a magia da cena, que vai terminar em alguns segundos, você se lembra que esqueceu seu celular e a GoPro e diz em voz alta: "Lá se vão muitos cliques".
Uma vez que o sol sumiu no horizonte sem registro, a sensação é como se ele nunca tivesse estado lá. Um sentimento esquisito de "isso não aconteceu" se não for registrado em foto ou vídeo e postado para o mundo nas redes sociais.
Quando a agonia de perder o clique supera a alegria da experiência, vale a pena fotografar?
Somos mais do que pessoas comuns, somos cineastas, uma marca, pseudocelebridades, uma maquina para a criação de conteúdo que devera ser postado nas mídias sociais. Agora temos ate um canal no YouTube.
Agora, o objetivo da viagem, do passeio, da vida é apenas o registro dela. A vida se resume a uma imagem de foto ou vídeo.
Vocês se lembram quando o Papa veio ao Brasil, as pessoas não olhavam para o Papa diretamente, olhavam pela tela de seus celulares, para só mais tarde prestar atenção no vídeo ou foto. não bastava apenas ver o Papa, o mundo temos que mostrar ao mundo através do resultado de nossas lentes.
Seu celular e sua GoPro agora são o conector principal entre o que acontece no mundo real e o que sai no virtual, um instrumento perfeito para a era do"look-at-me" (olhe para mim). O seu encanto reside talvez em um transporte de si mesmo, um narcisismo tolerável. Tudo muito relacionado com era da selfie, que grita "Aqui estou eu".
Mas a lente aponta principalmente para o exterior, é um registro do que uma experiência parece, e não o que a pessoa que teve a experiência parecia.
No meio de filtros e programas de Photoshop. A imagem é mais parecida com a história que você contaria sobre uma aventura do que a foto que apenas acompanha a aventura.
O melhor vídeo ou foto é caracterizada pelo ponto de vista, por brevidade, e por incidente. O vídeo deve ser viral. Para ser viral deve conter algo de extraordinário, com risco inimaginável, beleza inexplorada, o encontro improvável, ou reviravolta inesperada. Você deve parecer perfeito, ter uma vida perfeita na imagem.
Isso estimula as pessoas a assumir riscos maiores, porque eles aspiram a viralidade, que pode agora ser chamado mais adequadamente "coragem GoPro."
O normal não convém mais, você deve ser extraordinário!
A era do homem/vídeo/mercado de massa, a aptidão da câmera para capturar o que o presidente da GoPro, Tony Bates, chama de "grandes momentos da vida", capaz de transformar ordinária experiência em filmagens mágicas.
Com as mídias sociais você agora está compartilhando as fotos de sua viagem de esqui não apenas com sua família e alguns amigos, mas com milhares, se não milhões, de pessoas.
Os seres humanos sempre tiveram este gesto de querer gravar as suas experiências em uma variedade de meios de comunicação e para uma variedade de razões.
E você ainda esta divulgando sua imagem e da sua empresa nas paredes das cavernas, ou já aderiu a era da imagem? Já tem um perfil no Instagram? YouTube? O que você esta esperando?
O que você acha desta era GoPro? Escreva sua opinião abaixo.
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Vera Moraes
Designer e Jornalista 0010150/PR
www.enterx.com.br