Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A Copa 2014 é da tecnologia não do futebol.

19 mai 2014 às 19:22

Compartilhar notícia

Fonte: Internet -
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Copa 2014 é da tecnologia não do futebol.

Em poucas semanas, dois eventos vão inaugurar os preparativos para a Copa do Mundo no estádio Arena Corinthians, em São Paulo. O tão esperado jogo da abertura entre Brasil e Croácia dia 12 de junho e outro evento alguns minutos mais cedo que será o show de abertura da copa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A tecnologia é chamada de exoesqueleto e foi desenvolvida pelo projeto Andar de Novo (Walk Again), coordenado pelo cientista brasileiro Miguel Nicolelis.

Leia mais:

Imagem de destaque

Empresas de alto potencial inovador apresentam tecnologias para o setor agro em Londrina

Imagem de destaque

Aprenda a criar uma startup em apenas três dias

Imagem de destaque

Aceleradora de protagonismo social chega a Londrina nos meses de julho e agosto.

Imagem de destaque

Sercomtel tem 30 dias para elaborar Plano de Saneamento


A abertura da copa que ira passar para centenas de milhões de espectadores, onde um voluntário que sofreu paralisia vai dar a primeira demonstração pública de um exoesqueleto controlado pela mente que irá permitir-lhe para andar e dar o primeiro chute da copa.

Publicidade


De acordo com Miguel Nicolelis o neurocientista brasileiro o exoesqueleto robótico permitirá que o voluntário atravesse o campo de futebol usando os seus pensamentos para orientar os movimentos da máquina e dar o pontapé inicial da bola para marcar a abertura oficial da Copa do Mundo de 2014.


O chute vai inaugurar uma Copa do Mundo que vai ser dominado pela tecnologia.

Publicidade


Além de o simbólico pontapé de saída esta sendo planejado outros dispositivos de Hi tech que incluirá um futebol aero dinamicamente projetados, sistema de detecção automática de gols (DAG) com sensores que irão determinar quando a bola cruzar a linha do gol e sistemas que irão controlar automaticamente os jogadores e analisar seus desempenhos ao longo jogos.


Um software do Reino Unido que é especializada em analisar o desempenho dos jogadores durante os jogos do Campeonato Inglês terão um papel chave nos jogos.

Publicidade


Como funciona este software criado pela empresa Prozone? Bem, envolve o uso de câmeras posicionadas em torno de campos de futebol para acompanhar os jogadores durante uma partida.


A maioria dos jogadores gastam em média, menos de três minutos com a bola. Onde e como eles jogam para os outros 87 minutos restantes de uma partida, é crucial para o resultado de um jogo. Eles estão posicionados corretamente nos cantos? Eles estão marcando de forma adequada os seus adversários? O programa inglês analisa tudo.

Publicidade


Depois do desempenho catastrófico na última Copa do Mundo da bola Jabulani foi por causa de sua trajetória de vôo errada e imprevisível, a nova bola, a Brazuca foi concebido para evitar críticas. De acordo com seu fabricante, a Adidas, isso foi conseguido, dando-lhe uma superfície áspera com novos tipos de emendas em contraste com a Jabulani que tinha uma superfície lisa que deixava a bola lisa.


A bola nova conta com seis painéis, dois a menos do que os oito da Jabulani e os 14 da Teamgeist ( bola da Copa da Alemanha de 2006) ou os 32 das bolas tradicionais.

Publicidade


Os painéis são termosselados (unidos com calor) e não costurados a máquina, como na Jabulani.


A forma dos painéis e a maneira como são unidos são elementos cruciais, pois mudam a forma em que a bola agita o ar ao se deslocar.

Publicidade


A Adidas, está colocando câmeras em 3D dentro da redonda para captar a ação em 360 graus durante a partida chamada de Brazucam está captando inúmeros vídeos que poderão ser vistos no site oficial da Brazuca e na página oficial da empresa no Youtube.


A Fifa ficou sob intensa pressão para introduzir a tecnologia de linha do gol para a Copa do Mundo de 2014 no ano passado anunciou que tinha decidido permitir que a empresa alemã GoalControl fornecesse um sistema de câmera que revelaria, em definitivo, quando as bolas atravessam a linha do gol.


Vamos aguardar esta copa com exoesqueletos, neurociências, e tecnologias. Já estava passando da hora, o futebol é o único esporte que parou no tempo quanto à tecnologia.


Você aprova a ideia? Ou é dos românticos que defendem a tese de que o futebol só tem graça por causa das discussões depois do jogo se foi ou não gol, se foi ou não pênalti, se foi ou não impedimento?


Gostou da matéria?Seja o primeiro a compartilhar com seus amigos no Facebook.


Quer saber mais sobre tecnologia? Curta nossa pagina do Facebook a direita.


Vera Moraes
www.enterx.com.br


Leia também:
Tudo que você deveria saber antes de comprar um Tablet.
Regulamentação do uso de robôs assassinos discutida pela ONU.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo