A cidade de Fátima, em Portugal, está vivendo um dos momentos mais emocionantes da sua história, pois 2017 além de ser o ano em que se comemora o centenário da aparição de Nossa Senhora para os pastorinhos (Francisco, Jacinta e Lúcia), os beatos Francisco e Jacinta foram canonizados pelo Papa Francisco.
Em 13 de Maio de 1917 as crianças foram surpreendidas com a aparição de Nossa Senhora, sendo que hoje, no local onde tudo isso aconteceu, está a Capelinha da Aparição, ao lado da Basílica Antiga de Nossa Senhora do Rosário, onde encontramos os túmulos dos três pastorinhos: Jacinta, Francisco e da irmã Lucia.
Outro local interessante é o Museu, algo próximo à sala dos milagres que encontramos em Aparecida, aqui no Brasil. Nele tem o relato de toda a história com informações da aparição e ainda é onde as pessoas deixam seus objetos em agradecimento às graças alcançadas.
A cidade respira o centenário, em 13 de Maio deste ano o Papa Francisco esteve na Cova da Iria para celebrar o centenário da aparição e em uma emocionante cerimônia canonizou Francisco e sua irmã Jacinta. Fiéis de várias partes do mundo estavam presentes no local somando mais de um milhão de peregrinos na ocasião.
Este ano é um ano atípico em Fátima, naturalmente todos os dias peregrinos chegam à cidade para conhecer a história dos pastorinhos, mas para celebrar o centenário, hotéis e pousadas estão repletos de hóspedes, e chega a ser difícil encontrar vaga para pernoitar na cidade, por isso, cada cantinho de Fátima se preparou para receber com todo carinho os peregrinos.
Perto da Basílica Nova – que é marcada por uma arquitetura moderna e controversa – encontramos um monumento em comemoração ao centenário, bem como as boas-vindas aos peregrinos e ao Papa Francisco pela ocasião de 13 de Maio, um marco para a cidade.
Vivenciar toda essa história de perto tem nos trazido momentos emocionantes e repletos de fé! Um dos pontos positivos que fez Fátima ser um dos destinos mais procurados por fiéis, após a canonização dos irmãos pastorinhos, é que a viagem vale a pena não apenas pela sua história, mas também pelo baixo custo se comparados aos demais destino europeus, além de, no caso dos brasileiros, o idioma facilitar a comunicação.
Fátima encanta pelo seu acolhimento, segurança e beleza. A cidade transpira fé, este é um destino que nos aproxima do Sagrado.