Em busca do Sagrado

Um presente no centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima

30 out 2017 às 12:37

Fátima é uma cidade portuguesa que recebe, anualmente, cerca de 6 milhões de visitantes por abrigar um Santuário Nacional, o Santuário de Fátima. É a cidade de maior destino internacional de turismo religioso e, por isso, é nossa parada obrigatória em Portugal. Em nossas visitas à cidade de Fátima, nós sempre visitamos as casas de Jacinta, Francisco e da irmã Lúcia, porém sem conseguir ter contato com algum membro da família dos Pastorinhos - mas isso, só até o mês passado!

O que ocorre é que, geralmente, na casa de Jacinta e Francisco há sempre um responsável, que na maioria das vezes é alguém da comunidade que tem algum grau de parentesco, mesmo que de segundo ou terceiro grau com os irmãos. Por conta do centenário da aparição de Nossa senhora de Fátima, que é comemorado de 13 de maio a 13 de Outubro, a sobrinha de Lúcia estava na casa dela para atender os peregrinos.


Foto: Larissa Calsavara

Em frente a casa de Francisco e Jacinta

Neste dia 7 de Outubro, quando estávamos visitando a casa da irmã Lúcia, sempre que pedia a alguém se poderia dar uma entrevista para o nosso blog me respondiam que a sobrinha de Lúcia, a Maria dos Anjos, estava disponível para os peregrinos, para nossa surpresa. Esta oportunidade de ouro não poderia nos escapar: imagine que momento emocionante estávamos a esperar, conversar com alguém que além de ser da família, também já havia se relacionado com uma das testemunhas de Nossa Senhora de Fátima.


Foto: Larissa Calsavara

Senhora Maria dos Anjos, sobrinha de Lucia, com as irmãs Maria Helena e Maria José

Durante a conversa com Maria dos Anjos, eu soube que sua relação com Lúcia era de irmã de clausura, portanto, ela não podia ter contato direto com ninguém que não fosse de sua família. Maria dos Anjos também disse ter ido várias vezes até o mosteiro, mesmo só vendo sua tia e irmã através de uma proteção; e que a irmã Lúcia sempre se mostrou muito atenciosa com a família.



Foi uma visita rápida que nos permitiu ter um registro vivo de fé e que valoriza a aparição de Fátima. Se relíquias são objetos que tiveram contato com os Santos, neste caso, a sobrinha de Lúcia foi uma relíquia viva para todos os peregrinos que estavam conosco nesta visita!


Foto: Larissa Calsavara

Quarto onde dormia a irmã Lucia

Minha mãe fazia parte deste grupo de peregrinos privilegiado que a conheceu e disse "foi emocionante ver esta mulher com idade avançada, tão disposta com pessoas que ela sequer conhecia, e ainda muito lúcida. Conversar um pouco com alguém tão próxima de Fátima foi, com certeza, um presente de Deus, pois apesar de toda a preparação da viagem essa foi uma grande surpresa".


Foto: Larissa Calsavara

Eu e minha mãe com nosso grupo na região em que os pastorinhos moravam

Em momentos de encontro com o sagrado, como este, que passam em minutos ou até segundos, percebemos a pequenez de nossa Fé: "eu asseguro que, se vocês tiverem uma fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'vá daqui para lá', e ele irá e nada será impossível a vocês" (Mateus, 17:20).


Continue lendo