Em busca do Sagrado

Revivendo o passado de nossas famílias

13 nov 2017 às 10:19

Visita a Pianiga e a Salzano!


Sempre falo que trabalhamos com a realização de sonhos! E realizar sonhos é sempre uma missão difícil, pois um sonho sempre envolve bastante expectativa, não é mesmo? Nesta peregrinação de outubro pelos santuários marianos, nós realizamos um sonho diferente: o de um peregrino conhecer a cidade natal de seus parentes mais distantes. O peregrino Juarez, aliás, meu pai, acompanhado por minha mãe, minha vó e tio e tias, passaram por Pianiga e Salzano (duas pequenas comunas italianas localizadas na região de Veneza) para um reencontro de si.


Foi nestas comunas que eles, o pai da mãe de Juarez e o pai de seu pai, seus avós, viveram antes de chegarem no sul de Minas Gerais - para tentar uma vida melhor com o café. Depois eles foram para o estado de São Paulo e, por último, o Paraná. Meus avós já tinham ido visitar estes locais há uns 15 anos e, desta vez, mais familiares tiveram esta oportunidade também!


Foto: Larissa Calsavara

Em Pianiga

Desde então, meu pai tem procurado saber mais informações sobre parentesco, passaporte e visto italiano. Sabemos que nestes locais o nosso sobrenome - Calsavara - é muito presente. Até mesmo no mausoléu da segunda guerra mundial nós vimos que algumas pessoas são Calsavara. Aliás, eu mesma já estive nestas comunas há 3 anos procurando saber mais informações sobre nossos antepassados.


Foto: Larissa Calsavara

Basílica em Pianiga

Pesquisando por pessoas com o mesmo sobrenome, meu pai conseguiu saber de histórias que remontam a 1830 (avô do bisavô do meu pai!). Com famílias numerosas, temos que lembrar que era difícil dos próprios pais conversarem com os filhos. Meu pai mesmo conta que sua avó por parte de pai, que veio da Espanha e era muito inteligente (já era alfabetizada aos 6 anos de idade!) era quem mais conversava com os filhos sobre os costumes e locais. Mas, fora isso, é difícil de saber mesmo, uma pena!


Foto: Larissa Calsavara

Em Salzano

Tanto em Pianiga como em Salzano, nós tentamos ter algum contato com os moradores locais e também fizemos um breve passeios nos locais principais de cada comuna, praça, prédios públicos e basílica. Nestas tentativas de encontrar com o passado, nós fomos ao nosso próprio encontro!


Foto: Juarez Calsavara

Passaporte do bisavô do meu pai, meu tataravô!

Foto: Larissa Calsavara

Em Salzano


Continue lendo