Preparação para uma nova jornada
Comemoramos nesta sexta-feira, treze de abril, o Dia de São Martinho. Curiosamente nessa semana conversei com a Tânia que peregrinou conosco durante JMJ 2016 na Cracóvia, e que mora no distrito de São Martinho, em Rolândia. Foi muito bom relembrar, assim como nosso último post, o quão foi inspiradora a JMJ 2016. (Santo Estanislau de Cracóvia)
Conheço a Tânia há muitos anos. Nos formamos juntas na UEL, em Matemática. Ela sempre mostrou um incrível dom com a pintura e fazer essa peregrinação durante a Jornada Mundial da Juventude representava, no início, a oportunidade se inspirar por entre arquiteturas e pinturas europeias. "Quando fui convidada a participar da viagem da Jornada da Juventude imaginei que seria apenas uma viagem para Europa onde conheceria lugares maravilhosos", lembrou Tânia.
Tudo isso foi acontecendo, mas a grande surpresa estava por vir. "O que mais me marcou foi o encontro com o Papa, uma pessoa que transmite uma paz só no olhar, exala confiança e faz com que a fé se renove." Para nos encontrarmos com ele, precisamos caminhar um longo trecho, pois o transporte da Jornada nos deixava longe do local onde seria a celebração com o Papa e fazia parte da programação do evento esta caminhada. Mas não imaginávamos como seria difícil! Além da caminhada, ainda levávamos conosco nossos pertences pois estávamos caminhando para o campo onde seria a Vigília e onde passaríamos a noite e depois no dia seguinte, continuaríamos nossa viagem.
E essa caminhada foi onde a Tânia encontrou com o Sagrado! "Foi um caminhar de quilômetros com pesos nas costas, indo além do que meu corpo permitia para, ao final, poder encontrar a fé em mim mesma. Aprender que apesar do corpo cansado e machucado tudo valeu a pena. Ver jovens de todo o mundo juntos, em um só propósito, fez com que esta experiência de fé ficasse guardada em meu coração e em minhas lembranças para sempre", afirmou.
Eu, que já estou me preparando para a próxima Jornada no ano que vem, no Panamá, ao ouvir esse relato vindo da Tânia, só aumentou em mim o desejo de vivenciar de novo essa experiência e com ainda mais intensidade em 2019.