Se em Fátima vemos como nossa Fé é universal, em Lourdes percebemos como ela é pequena!
Em sua aparição para Bernadete, que tinha a saúde muito frágil, Nossa Senhora pediu que a menina "cavoucasse" a terra para encontrar uma fonte de água. Foi o que ela fez e, então, encontrou água: a famosa fonte de Lourdes. A água dessa fonte foi origem de muita cura e ainda hoje o é. Sendo assim, todos os dias milhares de peregrinos chegam à cidade em busca de milagre. É normal encontrarmos em Lourdes milhares de cadeirantes pelo caminho, por exemplo.
Quando chega à noite, temos o ápice do momento de oração do Santuário. Todos os fiéis se encontram em frente à Gruta em que a Virgem apareceu para Bernadete para juntos participarem de uma procissão luminosa enquanto rezam o terço. Em nossa peregrinação, nós não podíamos deixar de também participar! O horário marcado para iniciar era 21 horas. Nosso hotel ficava ao lado da Basílica, assim durante o jantar, todos ganharam sua vela para participar da procissão. Combinamos de sair às 20h30 todos juntos para participarmos. Depois de muitos dias, fomos pontuais! Descemos a rua em direção ao santuário! E aí já começou a nossa alegria! Éramos os primeiros depois dos seminaristas que levavam a Imagem da Virgem!
Entre nós e a imagem processional de Nossa Senhora estavam os seminaristas (vestidos de azul)
Antes de iniciar a oração, entram os cadeirantes à nossa frente - já contei que muitos deles vem sozinhos e tem voluntários que ajudam? Bom, essa parte, vamos deixar para contar em nossa próxima viagem! – enfim, seguimos logo depois deles! A procissão foi incrível! Quando atravessamos o pátio e fizemos ao fundo a curva, vimos como tinha gente atrás de nós! O mundo pedindo junto a Nossa Senhora!
Para nossa alegria, o Pe.Cleiton, nosso diretor espiritual, puxou um dos mistérios! Quando chegamos em frente à Basílica, ficamos ali, na "linha de frente"! Dali podíamos ter a dimensão do sagrado que nos acompanhava! Olhar para trás e ver aquela multidão rezando junto foi incrível.
Participar da Procissão de Velas em Lourdes com todos aqueles doentes indo à nossa frente, nos fez sentir como ainda precisamos de conversão! Nós, com condições físicas para participar daquela procissão, nos sentíamos cansados ao longo do dia e ainda pensamos em desistir. E eles estavam ali, firmes e fortes, participando e com tamanha fé, nos mostrando como ainda precisamos de conversão. Um momento sagrado e inesquecível!