Imposição do escapulário durante a peregrinação
Há alguns meses, eu resolvi voltar a usar um escapulário que ganhei quanto eu tinha 15 anos, de aniversário. Naquela época, enquanto eu usava eu não conhecia nada da devoção. Depois guardei-o, como vários outros presentes.
No início deste ano, enquanto eu organizava meus pertences eu encontrei esse escapulário. Mantive-o guardado no mesmo lugar e, com freqüência, ele vinha em minha mente. Foi então que, há 2 meses, eu decidi voltar a utilizá-lo. A única coisa que faltava era encontrar um padre que fizesse a imposição e, eu sabia que não seria fácil. Mesmo assim resolvi usá-lo. Encontrei uma oração bem bonita de Nossa Senhora do Carmo que faço todo dia, e nada além disso.
Em setembro, fui a Terra Santa com o Pe. Manuel Joaquim. Foi uma viagem muito difícil para ele, pois ficou muito rouco e pouca coisa poderíamos fazer de diferente na peregrinação. Mas, chegando no Monte Carmelo, em Israel, fui avisar o grupo que ali era o local ideal para compra do escapulário, pois naquele local iniciou a devoção dos Carmelitas (devotos ao uso do escapulário). Nisso, o Padre Manuel me chamou e disse: "Vamos fazer a imposição do escapulário no grupo? Quem quiser pode comprar e eu faço a oração de imposição!".
Neste momento eu me surpreendi por nunca ter pensado que o padre Manuel, meu amigo, pudesse fazer isso por mim! "Como assim? Por que nunca pedi isso antes?", pensei. Deus estava preparando um momento muito especial para mim. Fizemos a imposição e foi, realmente, muito especial. Senti a presença de Nossa Senhora nesse momento, foi lindo e intenso. Mas... Mal poderia imaginar o que estava por vir!
Iniciamos nossa peregrinação aos Santuários Marianos. No terceiro dia de viagem, o Pe. Clodoaldo que nos acompanhava me disse que tinha o compromisso de distribuir 30 mil escapulários esse ano e trouxe para a imposição no grupo! De repente, o escapulário que estava escondido na minha gaveta vira o centro das minhas peregrinações! Avisei o padre que no mês anterior eu havia feito a imposição e ele disse que não tinha problema, que poderia fazer a imposição de um segundo e dar esse para alguém. E, durante a viagem, todos os dias tentávamos fazer a imposição, mas parecia que nunca ia dar certo.
Detalhe: nesta peregrinação de aos Santuários Marianos de Outubro eu ganhei dois grandes amigos: os dois padres que estavam de diretor espiritual - Clodoaldo e Oscar! Vivemos momentos de fé intensos e partilha de vida que ficarão marcados para sempre em meu coração! São amigos que ficam para sempre. E mesmo não convivendo todos os dias, sei que posso contar e confiar em ambos.
Padre Oscar e Clodoaldo
Voltando à história... No último dia de peregrinação resolvi levar os escapulários para a missa e fazer a imposição. Os padres fizeram a oração e iniciaram a imposição. Fiquei ajudando a desembalar enquanto tornavam esse momento especial para todo o grupo. Quando acabou disse que faltava só o meu! Um deles foi iniciar a imposição e nisso o outro padre também segurou o escapulário e os dois juntos fizeram a imposição em mim. Revivi nesses poucos segundos tudo o que vivemos nos 15 dias de peregrinação e com o mesmo amor, recebi esse segundo escapulário.
Cheguei em Londrina com os escapulários e não conseguia tirá-lo de mim para entregar a alguém. "Como passo entregar o que foi especial para mim?", pensei. Então, resolvi conversar com um conhecido Carmelita. Ele disse sobre a espiritualidade do uso do escapulário, a necessidade de rezar todos os dias as três Ave-Marias para Nossa Senhora do Carmo e ali Deus refez uma amizade que havia se desfeito. Pude conversar sobre a vida, os problemas que afligiam seu coração e tenho certeza que Nossa Senhora preparou todo esse momento para libertar do sofrimento esse amigo que precisava tanto se sentir acolhido.
Hoje, depois do tudo o que vivi, sinto que Nossa Senhora prepara nosso coração para momentos que nem imaginamos viver! E mais ainda, prepara nossa vida para ser instrumento na vida dos outros.
Ah! O segundo escapulário está na minha bolsa! Depois dessa conversa, senti paz o suficiente para tirar e segui a orientação desse amigo: "deixe sempre perto de você!"