Vivenciando os mistérios de Santo Antônio
A igreja de Santo Antônio em Lisboa é localizada na freguesia de Santa Maria Maior. Segundo diz a tradição, os jovens que almejam casar devem ir até a igreja no dia do casamento para rezar e deixar flores para Santo Antônio. E, foi bem ali que nosso grupo viveu um dos momentos mais lindos desta peregrinação, de total intimidade com Deus! A Vera, uma das peregrinas desta viagem, viveu um dos momentos mais intensos de sua fé nesta igreja: "Fui aberta a novas experiências, porém fiquei muito surpresa, não esperava algo tão profundo." - ela disse.
A visita à igreja de Santo Antônio foi inesperada para esta viagem, normalmente já imaginamos ao ver o roteiro quais locais nos farão ter experiências que modificarão o nosso interior. Não existe dúvida que o Senhor nos honrou com este presente! Vera me contou que - logo que entrou na igreja - sentiu a presença de Deus. E mais, esta igreja conta com um edifício anexo, considerado o local exato do nascimento de Santo Antônio, porém, quando visitamos os aposentos do Santo esse sentimento foi elevado a uma sensação maravilhosa. Emociono-me ao lembrar como foi e, como é importante vivenciar tudo isso em grupo. Aliás, fica a dica: uma viagem como esta não deve ser feita individualmente!
No interior, a cripta com entrada pela sacristia é tudo o que resta da igreja original, que foi destruída por um terremoto em 1755
Conhecer toda a trajetória de Santo Antônio e, os vários milagres depois de sua morte (que resultou em sua canonização de forma rápida), alegra muito meu coração. Pois, muitas vezes eu não preciso ter um momento profundo como o que a Vera viveu; apenas estar ao lado dos peregrinos do grupo já me faz sentir contemplada. E, por falar em contemplar, nós concordamos que a viagem foi curta e precisamos fazer esse roteiro magnífico quantas vezes conseguirmos!
Peregrinos após missa na Igreja de Santo Antônio, em Lisboa, com o diácono Lucio Cesquin
Assim como a língua de Santo Antônio permaneceu intacta após exumação de seu corpo, prova que suas pregações eram inspiradas por Deus, espero conseguir, inspirada em Santo Antônio, reconhecer a minha própria pequenez. Esta é uma forma de se encontrar com o sagrado!