Antes de tudo, peço calma à patroa. Não é nada disso que você está pensando...
Agora sim. Podemos seguir adiante. Como você já deve ter percebido, passado o marasmo, estou de volta... E vamos de BASTIDORES DA NOTÍCIA.
As fotos que você vai ver abaixo são da aventura enfrentada por mim e pelo repórter fotográfico Marcos Zanutto em busca do morador que está mais ao sul do Paraná, no município de General Carneiro. Foi complicado. Primeiro tivemos que achar os limites corretos entre os dois estados. É que por ali o Paraná faz uma pontinha e adentra Santa Catarina. Então, ora estamos de um lado, ora estamos do outro.
E foi em busca de um marco limítrofe, levantado em 1916 pelo Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro, que acabei pulando a cerca. O tal monumento estava no meio de um matagal, depois de um banhadão, o qual tivemos que encarar atolando os pés. É um lugar de nascentes. Perto dali brota o Rio Jangada, que marca o limite entre os dois estados. Bom, valeu a pena pular a cerca. Achamos o marco, que está depredado. Mas depois encontramos outro, da mesma leva, em bom estado de conservação. É a foto desse que você vê abaixo.
Depois, a busca foi pelo último morador, Dari Lopes Pereira, gente boa pacas, que nem sabia que morava no Paraná. No entanto, nossos cálculos feitos com a ajuda de um GPS não deixavam dúvidas: ele está à esquerda do Jangada, portanto, o homem da roça, administrador de uma fazenda, é o morador mais meridional do PR.
Vamos às fotos:
Aí sou eu lavando o pé no extremo sul do Paraná
A placa do marco