Despertar

Você costuma orar?

15 jan 2010 às 09:24

Existem algumas pessoas que não têm uma religião definida, crê em Deus mas não leva consigo o hábito de orar, ou rezar, como preferirem. Já cheguei a ouvir de alguns amigos que sentem vontade de rezar mas que não sabem como fazer, como se a oração fosse algo difícil, fora de seu alcance.

A oração nada mais é que um diálogo com Deus. Ela será cada vez mais eficiente se você permitir que ela seja, basta orar com fé, sinceridade no coração e principalmente, humildade. É bom lembrar que sempre temos muito o que agradecer também. Ainda que você não acredite. Olhe ao seu redor e veja como é uma pessoa abençoada, tendo alimento, saúde, vida.


A oração pode ser feita em qualquer horário ou local. Pode ser feita por meio de pensamentos, breve ou longa e não há necessidade de palavras bonitas ou difíceis. O mais importante na oração é que ela seja feita de forma espontânea. Horários importantes para que seja feito uma oração são sempre antes de dormir e ao acordar. Mas para rezar não há regras porque o ato de orar é um ligar-se com Deus, portanto, a prática é recomendável em qualquer horário, além dela nunca ser demais.


Kardec já dizia que "...a oração é, em tudo, um poderoso auxílio. Mas, crede que não basta que alguém murmure algumas palavras, para que obtenha o que deseja. Deus assiste os que agem, não os que se limitam a pedir. É indispensável que o obcecado faça, por seu lado, o necessário para destruir em si próprio a causa da atracção dos maus Espíritos".


Estou sempre ligada numa rádio espirita, chamada Rádio Síntese, localizada em São Caetano do Sul (SP) que transmite uma programação bem interessante pela Internet por meio do endereço eletrônico www.radiosintese.com.br Lá é possível ouvir músicas variadas e agradáveis, trechos de livros das obras básicas do Espiritismo, além de obras psicografadas pelo médíum Chico Xavier e belas mensagens que são lidas ao longo de toda programação em horários variados. Esses dias foi lido uma oração muito bonita que eu fiz questão de anotar para postar aqui. Assim como a Prece de Cáritas, de Francisco de Assis, que já foram postadas aqui neste blog e que são lindas, essa horação me parece bem pertinente àqueles que sentem dúvidas no momento de orar.


Senhor!
Cuida do meu dia
Desafoga a minha cabeça de todos os problemas.
E não me deixes o pensamento prender-se a coisas fúteis,
ao orgulho, à maledicência, ao pessimismo.


Que o meu trabalho seja construtivo,
no qual possa tratar a todos com atenção,
com um sorriso nos lábios.


Que, onde eu estiver, olhe diretamente nos olhos das pessoas,
para sentí-las e compreendê-las;
que não fale antes da hora, nem seja exigente em demasia,
relaxado ou displicente.


Que, especialmente no meu lar,
mantenha permanente atitude de compreensão e carinho,
calando a palavra que fere, servindo e
compreendendo as necessidades dos familiares.

Sobretudo, Senhor,
lança sobre mim os raios luminosos da Tua presença,
que me fortalecem e tranqüilizam,
fazendo deste um dia inesquecível.
Obrigado!


Continue lendo