Despertar

Reflexões que nos cercam pela estrada da vida

17 set 2010 às 21:58

O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las.
Francis Bacon


Somos borbadeados, todo santo dia, por idéias, conselhos, colocações, sugestões. Pessoas que chegam até nós e dizem o que pode ser melhor para nossas vidas ou o que devemos fazer e deixar de pensar. Claro que ter um amigo por perto sempre ajuda a entender etapas da vida, mas o caminho verdadeiro mesmo, aquele pelo qual somos predestinados, de acordo com aquilo que preparamos para nós antes mesmo de aqui estarmos - este, só a voz do coração tem as indicações corretas.


Outra questão também é quando não sabemos ou não queremos ouvir sugestões de ninguém. Quantas vezes não concordamos com o que o outro fala, mas ainda assim preferimos ignorar, não levar a sério e nos esforçar a crer que tudo pode ser diferente. O que ocorre é que os caminhos que as vezes tentamos seguir nem sempre é o mais adequado pelo fato de ser o mais fácil. Muitos fogem dos obstáculos acreditando que poderão viver suas vidas de forma mais tranquila e menos trabalhosa. O que não se entende é que justamente os obstáculos e caminhos tortuosos são os que nos preparam para uma chegada triunfal.


Sinto pena daqueles que decidem optar pela estagnação. Acreditam realmente que deixando as coisas acontecerem por si só tudo será resolvido. Claro que a vida tem seu tempo e tudo acontece quando menos esperamos. Mas até mesmo para o tempo da vida há limites. Chega uma hora que se você não der o primeiro passo para as coisas fluírem na sua vida, nada acontecerá.


Por isso sou a favor da praticidade. O melhor a se fazer em momentos de dúvida é arriscar. Viva o que quiser viver, fale o que quiser falar. Não deixe para amanhã suas vontades. Pedir desculpa àqueles que acreditamos ter magoado um dia. Agradecer outros que deixamos de agradecer. Voltar atrás numa decisão mau tomada. Resolver pendências, tentar levar uma vida a dois, amadurecer, ter filhos. Tem gente que acredita nunca estar preparado para certas ocasiões, mas como saberá mesmo se está ou não se nem ao menos chega a tentar?


O importante da vida é o que acontece agora. O amanhã resolverá por sí só. É só o presente que temos, nada mais. Se hoje não for o dia mais importante da sua vida a ponto de te motivar a sair da inércia e vivenciar novas experiências, como acredita que terá um futuro feliz? O maior problema da humanidade é viver protelando situações a vida toda até que chega-se um dia em que o arrependimento por não ter arriscado passe a doer mais do que a própria dúvida de um dia acreditar não ser capaz.

A vida é para ser vivida de verdade. Os caminhos que ela nos revela a cada instante, as pessoas que por nossos caminhos passam, as circunstâncias, tudo acontece com algum propósito. Você já falou hoje para aquela pessoa que gosta tanto o quanto ela especial na sua vida? Já pediu perdão? Já agradeceu ou fez algo legal por alguém hoje? Gosto de ser um instrumento motivador da vida por mais que eu seja uma simples aprendiz. E você? Já viveu de verdade hoje? Ainda restam algumas horas para esse dia terminar. De qualquer forma, nunca é tarde. Amanhã sim, pode ser tarde demais.


Continue lendo