O embarque da primeira compra de aproximadamente 30 rótulos será feito na próxima semana pela empresa, que está presente em 35 dos 50 estados norte-americanos e comercializa cerca de 90 milhões de caixas de 5 mil marcas de vinhos por ano para cerca de 200 mil clientes.
Assim, os rótulos brasileiros – a grande maioria, vinhos tintos – devem estar à venda no início de 2013 nos Estados Unidos, o maior mercado consumidor de vinhos do mundo desde o ano passado, superando o Reino Unido. A investida gaúcha começará pela Costa Leste, especialmente Flórida e Nova York, com rótulos escolhidos entre aqueles considerados ícones de cada vinícola (como o Lote 43, da Miolo, o vinho Villa Lobos e o espumante 130, da Casa Valduga; o Pizzato DNA 99, da Pizzato; e o Perini 4, da Perini). Também entraram na lista os moscatéis, que no momento são sensação entre os americanos. Dois lançamentos chegarão às adegas dos EUA em primeira mão – as marcas Carnaval, da Aurora, e Macaw, da Perini.
Diego Juchnievski