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31 dez 1969 às 21:33

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Existe um fenômeno do acesso a web no Brasil que é pouco comentado e estudado. O grupo que compõe a maior parte da audiência dos maiores portais de informação do Paraná é o dos funcionários públicos. É verdade. Já vi a participação dos servidores federais, estaduais e municipais variar de um portal para outro, mas eles sempre ocupam uma parcela significativa do número de acessos.

Bom, por um lado há uma explicação óbvia para isso. Os funcionários de governo e órgãos públicos são facilmente identificados pelos webmasters (responsáveis pela gestão dos portais) porque utilizam servidores reconhecíveis para navegar na internet (ao contrário dos funcionários de empresas privadas, que - principalmente no caso de pequenos e médios empreendimentos - não utilizam servidores próprios ou de fácil reconhecimento). É o caso da Celepar (Companhia de Informática do Paraná), que atende todos os órgãos do governo do estado.

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Mas também acredito que outros fatores influenciam a grande participação dos funcionários públicos no acesso a web. Os órgãos públicos estão cheios de funcionários de escritório, que têm um computador com acesso a internet disponível o tempo todo. Acho que o acesso a web é menos restrito em repartições públicas do que em empresas privadas.

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Essa realidade é especialmente relevante para quem planeja um empreendimento na internet ou quer anunciar em websites. Como grupo, os funcionários públicos são bastante heterogêneos. Entre eles há desde pessoas com formação técnica especializada nas mais diversas áreas (engenheiros, advogados, jornalistas, contadores etc) até gente com formação de nível médio sem especialização. Mas em geral são pessoas com poder aquisitivo significativo e estabilidade no emprego.


A grande participação dos funcionários públicos na internet também chama a atenção para outro aspecto desse acesso: que impacto o bloqueio de sites pelos administradores de redes estatais tem na audiência de portais e páginas da rede? Digamos, por exemplo, que um técnico do governo decida bloquear esse site. Que resultado isso terá na minha audiência? E, mais importante, que critério os técnicos utilizam para justificar esse tipo de bloqueio? É de se pensar, não é mesmo? Vamos voltar a falar nesse assunto nos próximos posts.

Obs: ao contrário do que se possa imaginar, a audiência de portais de informação e de sites em geral costuma ser mais fraca nos fins de semana e feriados. Sinal de que as pessoas navegam mesmo é quando estão no escritório trabalhando. Como consequência, essa época de fim de ano é de baixíssima audiência para todo mundo que publica na web.


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