Quando comprei meu primeiro notebook, o vendedor me alertou: "esse é um computador portátil, mas não é para carregar por aí". O que ele queria dizer é que apesar de móvel, o notebook é sensível a impactos e exige uma série de cuidados. Principalmente quando está em funcionamento.
E realmente depois de uma fase de lua de mel durante a qual me separei daquele incrível equipamento eletrônico em poucas ocasiões, ele começou a passar mais e mais tempo na minha escrivaninha, em casa. O problema é que notebooks são pesados, caros e levá-los por aí não é lá a tarefa simples que se supõe ser.
Cansei do notebook e voltei a ser uma adepta dos computadores de mesa. Até que o eeePC, o netbook da Asus, surgiu na minha vida. Ganhei de presente do meu marido e, acredite, foi o segundo melhor presente que já recebi em toda minha vida (o primeiro é o meu cachorro, o Pancho). Custou R$ 999,00 (hoje já dá para encontrar o eeePC à venda por menos de R$ 900) e valeu cada centavo até agora.
Mas porque os netbooks são a grande novidade tecnológica do momento? Bem, é bem simples de explicar. São máquinas leves, projetadas basicamente para permitir a navegação na internet, acesso a email, visualização de fotos e vídeos e outras atividades do gênero.
A princípio, a configuração de um netbook pode desanimar o comprador. O meu eeePC, por exemplo, só tem 4 Gigabytes de disco rígido e 512 Mbytes de memória RAM. Pouco, não é mesmo? Mas quem compra esse tipo de computador não deve esperar desempenho e sim mobilidade.
Ele é leve (pesa 900 gramas), pequeno (a maioria dos netbooks tem o tamanho de um livro) e graças a memória flash, resistente a impactos, o que o faz perfeito para quem precisa andar com ele na bolsa. E o principal, os netbooks em geral vêm com wi-fi de fábrica e placa de rede, o que os torna prontos para acessar a web tanto em redes comuns quanto em redes sem fio.
E apesar do processador ser de baixa performance, o netbook tem uma velocidade de funcionamento que impressiona. Principalmente àqueles acostumados com a lentidão do Windows na hora de iniciar o sistema. Você aperta o botão on/off e menos de um minuto depois o computador já está pronto para ser usado.
Se você não é usuário de programas pesados, como o CAD, Corel Draw, Adobe Photoshop. Se tudo o que você faz no computador é navegar na internet, acessar o email, escrever textos e ver fotos talvez um netbook seja uma boa aquisição para você.