Há pouco escrevi sobre a responsabilidade do blogueiro em relação aos comentários postados em seu site. Pois bem, no último dia 20 de agosto a justiça do Parana condenou a presidente do PT-PR, Gleisi Hoffmann, a pagar R$ 5.000,00 de indenização a Michele Caputo, secretário de Assuntos Metropolitanos de Curitiba. A razão da condenação: um comentário postado no blog de Gleisi durante a campanha e que desferia ataques a Caputo.
Trata-se de uma tendência da justiça brasileira responsabilizar o titular do site pelo seu conteúdo. Comentário é conteúdo. Fica o alerta a quem gosta de validar os destemperos alheios ao deixá-los publicados em suas páginas.
Sabe o que mais é conteúdo? E-mails são conteúdo. Para o internauta é tão fácil apertar Foward e mandar todo tipo de bobagem para outros. Pois bem, apertou Foward, mandou a mensagem para outras pessoas, assumiu o risco pela informação que está disseminando. E, por consequência, está sujeito aos efeitos legais disso.
Como evitar problemas: com bom senso e muito discernimento na hora de escolher o que espalha por aí. Na dúvida, não mande, não publique, não autorize.