Outro dia uma colega levantou uma questão interessante: ela, como dona de blog, apaga os comentários que considera inapropriados. Está no direito dela, certo? Outros conhecidos meus costumam tolerar comentários até mesmo desrespeitosos a eles só para não enfrentar uma torrente de acusações de censura, autoritarismo.
Na internet, apagar um comentário pode ser motivo para protestos irados. O pessoal vai logo sacando as frases de efeito. Abaixo os generais, viva a liberdade. Quando o blog é político então, a coisa fica séria. Tem discussões que acontecem nos comentários desse tipo de blog que se acontecessem na vida real virariam caso de polícia.
Antes de desistir de apagar comentários, continue lendo. Ter um blog é como ter seu próprio fanzine. Você é responsável por tudo que é impresso (ou, no caso do blog, publicado) ali. Isso vale para os comentários também. Ou seja, se alguém publica bobagem no seu blog, a bobagem é sua também.
Se alguém publica uma bobagem que além de bobagem é calúnia também, cuidado. Você pode acabar tendo que responder por ela.
Os comentários de blogs deveriam ser um espaço de diálogo do leitor com o blog. Mas vemos que isso ocorre pouco. A questão é saber até onde vale a pena endossar as palavras alheias. Se for o caso, apague mesmo.
Censura é algo que não queremos que volte a ter no nosso país. Mas liberdade de expressão não é licença para sair falando qualquer bobagem. Suas opiniões foram barradas em algum blog? Então escreva o seu próprio.