Natal, tempo de renovação, de fé, de amor fraterno e de estourar o limite do cartão de crédito com um monte de presentes. Hora de comprar muitas coisas que você nem sonhava que precisava, mas que na orgia coletiva que é frequentar um shopping nesses dias vai chegar a conclusão de não poderia viver sem.
Antes de sair de casa, aqui estão algumas dicas que considero úteis na hora de decidir comprar ou não um aparelho eletrônico.
1. Fique longe das mil e uma utilidades: a experiência me ensinou que são poucos os aparelhos que tem milhares de funções que são realmente bons em parte delas. O ideal é você decidir o que quer - por exemplo, um MP3 player - e escolher com base nas qualidades de player do aparelho.
2. Ignore o vendedor: é muito raro um vendedor de shopping realmente entender de informática. Então confie mais nas informações técnicas da embalagem.
3. Quem vê preço não vê coração: acredite, nem sempre o aparelho mais caro é o melhor. Compare as especificações básicas para tomar uma decisão.
4. Cuidado com o plug: algumas marcas de aparelhos (especialmente celulares) possuem cabos próprios de conexão com o computador. O plug que liga no computador em geral é USB, mas o que pluga no aparelho tem formatos próprios. Se estiver na dúvida, prefira o aparelho cujo plug do aparelho é mini-usb. Explico: se todos os seus aparelhos tiverem um tipo de plug, isso diminui o número de cabos que você tem que levar na bolsa.
5. Pilhas x bateria: em aparelhos portáteis como câmeras, mp3 player você sempre terá que decidir entre produtos que usam pilhas normais e aqueles que tem bateria própria. Em geral, a bateria própria dura mais e tem menor custo já que basta ligar na tomada para recarregar. Mas aparelhos com pilha tem a vantagem de, numa emergência, você poder comprar uma pilha nova e pronto.
6. Não acredite em papai noel: o aparelho, filma, fotografa, faz cafezinho e custa R$ 400,00? Desconfie.
7. Memória se mede em bytes: Sabe aquela câmera que grava 10 mil fotos? E aquele MP3 que suporta 300 músicas? Bobagem. A única forma de saber o tamanho da memória de um aparelho é ver ela em bytes, megabytes e gigabytes. Uma câmera pode gravar milhares de fotos mesmo que tenha pouca memória. É só reduzir a resolução. Não caia nessa.
Boas compras.