Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A internet pode te ajudar a ser um consumidor melhor

31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cena 1: o consumidor está disposto a comprar um MP3 com muita memória e recursos bacanas e está dinheiro no bolso pronto para fazer o melhor negócio. Depois de conversar com amigos e de ver alguns folhetos de propaganda, lá vai ele ao shopping. Assim que ele entra na loja, aparece um vendedor solícito, que assim que fica sabendo o objetivo do cliente se põe a mostrar diversos aparelhos dos mais diferentes.

Cena 2: o consumidor, que acabou convencido pelo vendedor a comprar o aparelho XYZ, começa a utilizar o aparelho disposto a desfrutar ao máximo seus recursos e capacidade de armazenamento. Dias depois da compra ele se depara com um amigo que acabou de comprar um aparelho semelhante que custou menos, tem um design melhor e recursos mais interessantes, como gravador de voz e sintonizador de rádio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quem já não passou pela situação acima? Claro que com a variedade de produtos que temos no mercado hoje, principalmente no setor de eletrônicos, é difícil saber sempre qual a melhor opção. No entanto, a boa notícia é que a internet é sua melhor amiga nessas horas.

Leia mais:

Imagem de destaque

Nada se cria

Imagem de destaque

Mudar o mundo pela internet é possivel

Imagem de destaque

Twitter não faz ninguém virar Obama

Imagem de destaque

Nem tudo é transparência na web


Escolher um produto na loja tem suas vantagens. Você pode pegar ele na mão, mexer, comparar com outros semelhantes. Porém há sempre duas situações que colaboram para que você acabe tomando uma decisão precipitada ou equivocada nessas horas.

Publicidade


Primeiro você tem apenas os produtos disponíveis na loja (ou no shopping) para comparar e avaliar qual o melhor. Segundo, tem sempre a chance de você topar com um vendedor mal-informado ou insistente que tem empurra, não a melhor opção para você, mas sim um aparelho que ele precisa desovar do estoque.


O que fazer? Antes de sair correndo para gastar seu rico dinheirinho por aí, reserve um tempinho para navegar na internet e conferir de perto as opções que o mercado te oferece dentro do valor que você pretende gastar e os recursos que você quer que o aparelho te ofereça.

Publicidade


Na web dá para olhar tudo com calma e analisar as opções. No caso do MP3, por exemplo, há produtos com rádio FM e outros que possuem opção para aumentar a memória com cartões SD. O que é mais importante para você?


Mesmo que você não vá comprar de fato o produto via internet, essa pesquisa virtual sempre te oferece argumentos importantes para fechar o melhor negócio. E permite que você tome uma decisão com calma, sem a pressão do vendedor.

Publicidade


E vá por mim: aproveite para ver com calma as especificações técnicas. Já vi MP3 player ser vendido como capaz de sintonizar sinal de TV e quando fui ver de perto descobri que era sintonizar de TV análogica, não digital como se poderia deduzir.


E isso não vale só na hora de comprar eletrônicos. Um dos momentos em que esses recursos da internet mais são úteis são na compra de eletrodomésticos. Digamos que você queira um aspirador. Já parou para ver quantas opções há no mercado? Tem os que aspiram líquidos, os especiais para catar pelo de cachorro, os pequenos, os grandes, os que imitam vassouras. Tem até aspirador-robô (e quem nem é tão caro).

E em alguns sites, como o da Ponto Frio, há ferramentas que permitem que você compare diferentes aparelhos. No Buscapé (www.buscape.com.br) é possível fazer pesquisa de preço. Tudo para que você faça seu dinheirinho render mais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo