Olá, pessoal!
Tudo bem?
Seguindo com nossas sugestões para a Semana Santa (considerando que muita gente não come carne vermelha nesse período), a receita de hoje é uma alternativa ao tradicional bacalhau, e o resultado é muito compensador.
Nós utilizamos filés de linguado - um dos meus peixes prediletos, pelo sabor e textura extremamente delicados.
Quem já viu uma fotografia do bicho vivo, sabe que o linguado é um dos peixes (na verdade, numerosas espécies de peixes, pertencentes a dois gêneros diferentes) mais esquisitos do mundo...
Ele nasce até ajeitadinho, mas com o tempo os dois olhos acabam ficando do mesmo lado da cabeça, e o troço fica muitíssimo estranho!
De qualquer forma, vale lembrar que o linguado era bastante apreciado na corte do Rei Luís XIV (o cabra que chegou a dizer "o Estado sou eu"), e ainda é um dos peixes ditos "nobres" mais utilizados na gastronomia francesa!
Vamos à receita!
Ingredientes:
750g de linguado em filés (dois filés grandes)
1/2 limão
1 talo grande de alho poró fatiado finamente
1/2 cebola em cubinhos
250ml de leite
2 colheres de sopa de amido de milho
1/3 de caixinha de creme de leite
parmesão ralado grossamente
sal temperado
azeite
Modo de Fazer:
Tempere os filés de peixe com sal e limão, e deixe marinar por pelo menos 30 minutos.
Refogue a cebola em um fio generoso de azeite.
Quando a cebola estiver começando a dourar, junte o alho poró e sal a gosto (para o molho).
Quando o alho poró tiver amolecido (uns 2 minutos), junte o leite com o amido de milho dissolvido.
Assim que levantar fervura, apague o fogo, junte o creme de leite e misture bem, para deixar homogêneo.
Coloque um pouco de alho poró do molho no filé do peixe e enrole (faça isso espalhando uma camada generosa de molho, a partir da extremidade mais larga do peixe, no sentido do comprimento, até a metade do file; vai fazer um pouco de bagunça, não tem jeito; então relaxe, e use uma tábua de carne grande para a operação). Reserve o molho que sobrar.
Coloque em um refratário untado com azeite, com a ponta de fora para baixo. Regue a parte de cima com um fiozinho de azeite e leve ao forno, pré-aquecido, em fogo médio, por 25 minutos (até o peixe ficar praticamente branco).
Cubra o peixe com o restante do molho, finalize com o parmesão, leve por mais 10 minutos ao forno, para derreter o queijo.
Está pronto!
E o resultado é, realmente, surpreendente!
Você pode servir esse prato acompanhado, simplesmente, de um arroz branco, que o banquete já estará garantido.
Como o sabor e a textura do linguado são delicados, ele, geralmente, é bem acompanhado por vinhos brancos bem frutados. Eu, particularmente, gosto mais dos vinhos tintos; e você também pode ter certeza de que esse prato não fará feio na companhia de um tinto jovem e leve.
Como sempre, estão todos convidados a participar, inclusive com críticas e sugestões, e também enviando suas próprias receitas e resenhas, que a gente edita e traz para cá, dando os créditos da autoria.
Para ficar sempre a par das novidades que nós trazemos para cá, e também de outras notícias que compartilhamos apenas por lá, convidamos todos a curtir a nossa fanpage.
Um abração e "inté",
Thiago "Virgulino"