Quando você cria um site, normalmente é porque você tem um objetivo claro de divulgar seus produtos ou serviços através dos principais buscadores da internet como Google, Yahoo, Bing entre outros.
Para que seu site apareça nas primeiras páginas destes buscadores você precisa entender pelo menos de algumas regras básicas de posicionamento do seu site e para se aprofundar você precisará entender a complexidade das regras utilizadas pelo algoritmo do Google para ranqueamento dos melhores resultados.
Já é sabido que existe muito mais pessoas acessando a internet através dos smartphones do que pelo desktop. Aqui no Portal Bonde por exemplo, mais de 80% dos acessos são via smartphones. Se seu site não é adaptado para celular ele nem aparece como resultado nas buscas.
Por mais incrível que pareça, ainda em 2019 temos muitos sites que ainda não se adaptam aos smartphones quando são acessados. O Google deixou de exibir resultados com sites não responsivos desde 2015, pois isso causa uma experiência de navegação ruim para o usuário que está acessando e acaba abandonando este site.
Outro fator muito importante para que seu site transmita uma boa experiência de navegabilidade para o usuário é referente ao tempo de carregamento de um site, para saber o que mais ele precisa melhorar no seu site, basta acessar o site page speed do Google e digitar a URL do seu site.
Se você conhece bem seu mercado de atuação você também conhece seus principais concorrentes, então você pode comparar seu site para saber como ele está em relação a concorrência, para isso basta acessar o site similarweb e comparar seu site com o site de sua concorrência.
Para que seu site tenha um bom posicionamento nos principais buscadores da internet, é importante você entender as regras de SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização para mecanismos de busca (assunto para outro post, caso você não queira esperar, você pode começar a estudar por aqui). Também recomendo um post da Camila Casarotto do portal Rockcontent detalhando sobre como o algoritmo funciona para ranquear melhor no Google.
Mas antes de pensar em SEO para otimizar seu site e fazê-lo aparecer na primeira página dos buscadores da internet, você precisa primeiro tornar seu site responsivo (se ainda não for), se já for pense em desenhar um novo layout pensando primeiro como ele ficará no celular e depois no Desktop (Mobile First) e se já for melhore ainda mais tornando 100% mobile (Mobile Only).
Se na sua empresa não tem um web designer você pode contratar um aí mesmo na sua cidade ou contratar através de plataformas de especialistas Freelancers como o Workana.
Ah, e cuidado com SEOs que prometem milagres, pois segundo o próprio Google "Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google”, "Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é por meio de nossa página Adicionar URL ou enviando um Sitemap. Você mesmo pode fazer isso sem qualquer custo”.
Nos vemos no próximo post.
Abraços,
Marcos S@nt