Hoje vou pegar carona com o que a Jornalista Célia Musilli escreveu neste fim de semana (08 e 09/02) no jornal Folha de Londrina se referindo as "críticas" sobre o documentário Democracia em Vertigem, me fez pensar como a história se repete.
Como é cada dia mais nítido que as pessoas se deixam levar pelas suas "redes sociais", meu colega de trabalho Rafael costuma dizer que: "As pessoas leem o título de uma matéria e no máximo um parágrafo e já se tornam especialistas no assunto" e isso fica muito evidente ao ler os comentários no Facebook.
Agora sem querer ser redundante, mas se você não tem pensamento crítico, discernimento, não verifica a fonte da informação e não busca outra fonte de informação confiável antes de tecer um comentário, claramente você está sendo controlado por um robô, a inteligência artificial do Facebook e você pode ter se tornado um papagaio digital.
O Facebook é uma rede para você se relacionar com seus "amigos" e o que aparece em sua timeline são recomendações que o Facebook entende que você "gostaria de ler" e a partir daí você fica refém do que ele sugerir, a famosa "Bolha" digital.
Bolha é o termo usado para sugerir o que você está limitado e vai ter informações baseadas no seu comportamento na rede social, em o que seus amigos estão vendo, curtindo ou compartilhando.
Até porque as sugestões para você adicionar amigos no Facebook são baseados em seus contatos e histórico, que ao se cadastrar na plataforma, você já concordou em compartilhar sua lista de contatos de e-mail, telefone, fotos e tudo mais que estiver no seu smartphone com o Facebook.
A partir daí o Facebook consegue cruzar todas essas informações e fazer a mágica acontecer te recomendando pessoas que talvez você conheça, as vezes amigo do amigo, te recomenda o que você vai ler, te recomenda o que você vai ver, te recomenda a publicidade que você tem interesse em comprar, te recomenda e recomenda e recomenda e recomenda em fim, você está na bolha está limitado.
Minha dica para você hoje:
* Busque mais informações (fora das redes sociais) sobre o tema antes de opinar;
* Você até pode opinar baseado em suas crenças ou convicções mas não acredite que é a verdade absoluta;
* Desconecte-se das redes sociais o maior tempo possível; Saia para almoçar sem tirar o celular do bolso;
* Quando estiver conversando com outra pessoa presencialmente deixe seu celular no bolso;
* Faça uma reunião de trabalho sem ficar olhando no celular;
Existe vida fora da rede social e é sensacional, então aproveite seu dia.
Boa Semana,
Abs,
Marcos S@nt