A Federação Paulista de Futebol está sempre a frente em termos de organização, recursos, patrocínios e ajuda para os clubes em relação as demais federações estaduais.
Aqui sempre criticamos a incompetência dos dirigentes do futebol brasileiro. Mais uma vez a FPF sai na frente e é preciso reconhecer quando há avanços.
O Paulistão 2016 traz novidades importantes para o futebol brasileiro em termos de organização e profissionalização. A começar pelo limite em relação a contratação de treinadores e, principalmente, por uma forma mais justa da divisão das cotas de TV.
Da forma como acontece hoje no Brasil vamos ter alguns times cada vez mais ricos e a maioria cada vez mais pobre. A FPF tem pensado diferente.
A partir do próximo ano os times foram divididos em quatro grupos e a premiação será pela exposição do time, jogos transmitidos e também levando em conta o critério técnico, parâmetros já usados há muitos anos nas principais ligas do futebol mundial. Veja a matéria completa aqui.
A Federação Paulista está resolvendo um problema que nós de Londrina reclamamos muito, e com razão. O Londrina realmente merece ganhar mais do que qualquer outro clube do interior paranaense.
Lá isso foi resolvido. Os times vão ganhar valores extras pelo tempo de permanência na primeira divisão e bônus por participar do Campeonato Brasileiro. Os valores vão aumentando de acordo com a série.
É um exemplo que deve ser seguido. Não só aqui no Paraná, mas por outras federações e, principalmente, pela CBF. É uma forma muita mais justa de remunerar os clubes e dar oportunidade para todos, inclusive os pequenos. Que todos possam ser valorizados também pelo que fazem dentro de campo.