Uma realidade cada vez mais palpável foi comprovada pelos números. O futebol brasileiro é cada vez mais visto pela TV em detrimento da presença dos torcedores nos estádios.
Esta é a principal constatação de uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19), justamente na data reservada pela CBF para se comemorar o dia do futebol. A amostra foi feita pela consultoria Ipsos. , em oito regiões metropolitanas.
De acordo com os números, só 40% dos entrevistados disseram se interessar por futebol, dos quais 10% não tem time do coração e por consequência não são consumidores dos produtos ligados ao futebol.
Apenas 25% dos torcedores declararam que vão aos estádios e 30% acompanham através de produtos pay-per-view.
A baixa média de público nos jogos do futebol brasileiro é generalizada, com raríssimas exceções em algumas partidas da série A e alguns torneios esporádicos. Na série B, por exemplo, é coisa raríssima um jogo com mais de cinco, seis mil torcedores. Não é uma exclusividade do Londrina.
O futebol brasileiro, assim como os nossos clubes, estão cada vez mais na mão da TV, que escolhe dias e horários ruins ao torcedor. Este não é o único problema.
Existem hoje inúmeros fatores que afastam o torcedor dos estádios, como preço dos ingressos, violência, pouca comodidade e conforto, entre outros. Mas, os clubes ao que tudo indicam não estão muito interessados em mudar esta realidade.