O fim do ciclo do técnico Claudio Tencati a frente do Londrina marca também o encerramento da era mais vitoriosa dos mais de 60 anos do Londrina. O treinador foi sinônimo de conquistas, vitórias, trabalho e reconhecimento.
Tencati deixa o LEC no momento certo. Engraçado, que o treinador sai do clube justamente no momento em que ele é menos contestado. Durante estes sete anos, Tencati nunca teve tanta aprovação popular como nas duas últimas temporadas.
Tencati já tinha convicção há alguns meses que seu ciclo estava perto do fim. Só reveria a posição, caso o Londrina subisse para a série A. Profissionalmente, o treinador sabe que é preciso alçar outros voos para subir de nível na profissão. Sai com um currículo invejável e com uma experiência que lhe permite evoluir ainda mais na carreira.
Tencati não estará para sempre na história do Londrina apenas pelos números - mais de 250 jogos e títulos do Paranaense, do Interior, da Primeira Liga e dois acessos -, mas, sobretudo, pela forma de trabalhar e respeito pelo azul e branco.
O treinador sempre se destacou por ser trabalhador demais, estudioso, persistente e resiliente. Como poucos, soube absorver as críticas e evoluir e aprender a partir delas.
Sempre dignificou o escudo alviceleste e honrou as tradições e as cores do Tubarão. Merece o sucesso que teve por aqui e tenho certeza que irá continuar colhendo frutos vitoriosos nos próximos desafios.
Ao Londrina fica a missão de buscar um substituto a altura para manter a excelência do trabalho. Acredito ser quase impossível um novo profissional se aproximar ou igualar as marcas de Tencati.
Primeiro porque o treinador que virá e, ele será Ricardinho, pegará o Londrina já em um nível alto, diferente daquele de 2011 onde qualquer resultado já era lucro, em razão da situação do clube naquele momento. Melhor agora só com novos títulos e o acesso para a série A. Convenhamos, a missão não é nada fácil.
Segundo porque a relação do comandante com o gestor do futebol não será a paternalista, de amizade e de quase gratidão que havia com Tencati. Por isso só, o respaldo e a confiança não serão os mesmos e só os resultados podem mudar isso.
Ricardinho terá um cobrança muito forte em cima do seu trabalho, de fora e de dentro do clube, já que ele irá suceder um trabalho multi campeão e manter o nível não é uma tarefa simples. Resta saber se o treinador está preparado para isso. Terá aqui a sua grande chance na carreira.
Apesar dos números e conquistas de Tencati, a mudança de ares será boa também para dar um novo entusiasmo na torcida. Mudar muito não é bom, mas de vez em quando é importante. Tenho certeza que a saída será extremamente positiva para o Tencati e acredito que o Londrina está pronto para dar o suporte para um novo profissional e seguir na trilha do sucesso.
Leia também
250 vezes Tencati