O professor da UEL e torcedor do Londrina Marcelo Romanzini fez um levantamento das médias de público do Londrina desde 2011, quando a SM Sports assumiu o futebol do clube.
Romanzini apurou os dados referentes ao Campeonato Paranaense e também ao Brasileiro. E a constatação do professor é que o público começou a cair drasticamente nos jogos no estádio do Café a partir de 2016, quando o time chegou a série B e houve majoração dos valores dos ingressos para incentivar o programa sócio-torcedor.
Acrescento a estes fatores também a transmissão de todos os jogos da série B pela TV. Mesmo sendo em canal fechado, sempre atrapalha a presença do torcedor no estádio.
Reproduzo aqui os números repassados pelo professor.
No Paranaense as médias foram as seguintes:
2011 - 4.728 - Campeão da Divisão de Acesso
2012 - 1.563
2013 - 7.698
2014 - 7.827 - Campeão Paranaense
2015 - 4.055
2016 - 2.305
2017 - 1.396
2018 - 1.365
2019 - 971
No Brasileiros, o clube teve públicos maiores nas séries D e C do que na série B. Confira os números.
2013 - 4.441 (série D)
2014 - 5.064 (série D) - Acesso para a série C
2015 - 9.764 (série C) - Acesso para a série B
2016 - 4.927 (série B)
2017 - 2.918 (série B)
2018 - 2.980 (série B)