Com o fim do Campeonato Brasileiro da série A, a CBF vai atualizar ao longo da semana o ranking de clubes da temporada 2018. O Atlético Paranaense é a única equipe brasileira que ainda vai entrar em campo na final da Copa Sul-Americana diante do Júnior Barranquilla.
Mesmo sem a atualização dos números, o Londrina vai disputar a Copa do Brasil do ano que vem pela ranking da CBF. Como foi sétimo colocado no Paranaense, o Alviceleste não tem vaga pela Estadual.
Mas vai entrar como o oitavo colocado pela ranking na competição, assim como o Paraná Clube, que será o terceiro colocado. Caso o Atlético vença a Sul-Americana, o Paraná entra na Copa do Brasil pelo Estadual e abre uma vaga do ranking para o Boa Esporte (MG). Em 2018, o LEC é o 40º colocado no ranking da CBF, com 3.707 pontos.
Os clubes que vão entrar na Copa do Brasil pelo ranking: Avaí, Atlético (GO), Paraná (Boa Esporte), Santa Cruz, Criciúma, Luverdense, Juventude, Londrina, Oeste e Joinville.
Será a sexta participação seguida do Londrina na Copa do Brasil. Nestes últimos anos, a melhor participação do clube foi em 2014, quando chegou até a terceira fase e foi eliminado pelo Santos.
Confira a campanha do LEC nos últimos seis anos na Copa do Brasil:
2014 - Eliminou Criciúma, Grêmio Barueri e foi eliminado pelo Santos.
2015 - Foi eliminado logo na primeira fase pelo Santos
2016 - Passou pelo Parauapebas (PA) e caiu na segunda fase para o Cruzeiro
2017 - Foi eliminado logo na esteia para o Gurupi (TO)
2018 - Passou pelo Real Ariquemes (RO) e foi eliminado na segunda fase pelo Ceará
Pelo ranqueamento, o Londrina vai ficar no pote C e terá como adversário na estreia um dos 10 clubes que vão compor o pote G: Imperatriz (MA), Brasiliense (DF), Tubarão (SC), Manaus, Corumbaense (MS), Palmas (TO), Fast Club (AM), Americano (RJ), Atlético (CE) e Foz do Iguaçu.
Como tem melhor ranking, o Londrina jogará a primeira fase fora de casa.