O atacante Yaya será a grande novidade do Londrina no jogo deste sábado contra o Foz do Iguaçu, no estádio ABC. É o sétimo atacante que o técnico Claudio Tencati usará na temporada. Até agora nenhum convenceu.
Yaya Banhoro é de Burkina Faso e chegou ao LEC em 2015. Tem 21 anos, 1,73 m e é destro. Teve poucas oportunidades para jogar no clube.
Entrou neste período no decorrer de algumas partidas e foi titular apenas em uma oportunidade. No ano passado, o alviceleste jogou com um time reserva diante do Parauapebas, no Pará, pela Copa do Brasil. Yaya jogou até os 32 minutos do segundo tempo. O LEC venceu por 1 a 0.
No segundo semestre de 2016 atuou na terceira divisão do Paranaense pelo Iraty, que foi vice-campeão. Em 2017, não entrou em nenhuma partida oficial do Londrina. Yaya será o 26º jogador que o treinador irá usar. Até aqui foram 11 jogos na temporada.
A aposta no clube é que Yaya seja o novo Joel. O camaronês também demorou para estourar no LEC. Foram três anos até a reta final do Paranaense de 2014, quando ele entrou no time e foi importante na conquista do título. E teve ainda os dois gols contra o Santos, pela Copa do Brasil.
A partir daí Joel foi subindo degraus na carreira - Coritiba, Cruzeiro, Santos e agora o Botafogo. O jogador e o clube ganharam dinheiro.
Quanto ao Yaya só o tempo dirá se ele vai seguir os passos do seu conterrâneo. A torcida para que isso aconteça é grande.