A nova fórmula de disputa do Campeonato Paranaense requer uma atenção por parte dos clubes e também do torcedor. Neste formato, a competição se tornou ainda mais 'curta' e, por isso, pontuar em todo jogo é fundamental.
A primeira rodada foi marcada por vitórias apenas dos times do grupo B, que é o do Londrina. Por isso, a rodada não foi boa para o Tubarão, que somou apenas um ponto, e já vê três rivais a sua frente - Atlético, União e Toledo. Os três ganharam em casa.
A definição dos classificados para a semifinal do primeiro turno se dará após apenas seis jogos - agora cinco. Passa muito rápido. E tem um outro ponto determinante. Não há confronto direto entre os times do mesmo grupo nesta primeira taça.
Ou seja, o Londrina não terá a chance de tirar a vantagem que hoje Atlético, União e Toledo tem sobre ele. Terá que vencer suas partidas e torcer por tropeços dos rivais. Claro que não estou afirmando e, nem acredito nisso, que os três não vão desperdiçar pontos até o final. Provavelmente vão. Mas, podem engatar uma sequência de resultados positivos e chegar a semifinal.
Já o grupo A, tem uma situação diferente, pois não houve vencedores na primeira rodada e a diferença do primeiro para o último é de apenas um ponto.
Este tipo de competição não permite erros seguidos e por isso vencer o Maringá na quarta-feira (24) é imprescindível para o Londrina. Um novo tropeço vai deixar a classificação para a semifinal sob risco.
Em torneios curtíssimos como o Paranaense, desperdiçar dois pontos diante do Foz do Iguaçu, mesmo sendo uma partida fora de casa, pode fazer muita falta lá na frente. Principalmente pela forma como aconteceu o empate. O LEC esteve duas vezes a frente do placar e cedeu a igualdade a um time, que dificilmente vai se classificar na sua chave.
Então, não é hora de ficar chorando pelo que já passou e trabalhar para buscar a recuperação o mais rápido possível.