Blog do Lucio Flávio

Melhores do returno se encontram em Floripa

31 out 2018 às 15:59

Londrina e Avaí farão mesmo um jogo com ares de decisão no sábado (3), na Ressacada. Os números e a necessidade de vitória dos dois times são ingredientes que nos levam a acreditar em uma grande partida em Florianópolis.

Os times chegam embalados e têm as melhores campanhas do returno. O LEC somou 29 pontos em 14 partidas - nove vitórias, dois empates e três derrotas. O Tubarão acumula uma sequência de oitos jogos sem perder - seis vitórias e dois empates - e é o melhor time da série B nas últimas dez rodadas. Somou 23 pontos, com sete vitórias, dois empates e uma derrota. Tem a maior sequência atual de vitórias: três.


O Avaí não fica atrás. Tem 26 pontos no returno e tomou o segundo lugar do Goiás, justamente após vencer sem cerimônia o rival na última rodada em Goiânia, por um sonoro 3 a 0. Tem oito vitórias, dois empates e quatro derrotas.


O time do técnico Geninho joga todas as suas fichas neste confronto. Se vencer, se distancia de um rival direto - o Londrina ficaria oito pontos atrás na classificação - e estaria muito perto do acesso. Com 58 pontos, precisaria de mais quatro ou cinco pontos nas quatro rodadas finais para subir. É a decisão antecipada do Avaí.


Até pensando nisso, o clube catarinense abaixou o valor dos ingressos - alguns setores custam apenas R$ 5 - e espera 15 mil torcedores no seu estádio, o que seria o maior público da equipe no ano. O Londrina tem que se preparar porque vai enfrentar um verdadeiro alçapão na Ressacada.


O LEC sabe que não pode perder - matematicamente ainda terá chances se voltar derrotado de Floripa, mas o acesso ficaria bem distante. O ideal é a vitória, mas um empate não é de tudo ruim. O Londrina sabe também que precisa jogar mais e isso ficou claro na fala de muitos jogadores durante a semana.


Apesar das vitórias, o time não teve boas atuações contra Sampaio Corrêa e Vila Nova. Sobretudo defensivamente. Nas duas partidas a equipe foi muito vulnerável e proporcionou muitas chances de gols aos adversários. Precisa melhorar neste quesito, porque a sorte não vai ajudar sempre.


Como Higor Leite joga mais como um volante do que meia fora de casa, uma das alternativas pode ser colocar um volante de ofício - Germano - para reforçar a marcação. Até porque não acredito - e faz bem - que Roberto Fonseca abra mão dos dois homens de lado para municiar Dagoberto. Sem Paulinho Moccelin, a melhor opção é mesmo Thiago Ribeiro, com muito mais repertório técnico que Jô.


O jogo promete e o Londrina tem chances de ganhar, até porque embalo e confiança no futebol são fundamentais. Mas, o Avaí é forte e tem o favoritismo por jogar em seus domínios. A receita do LEC é não abdicar de jogar e não dar tantas chances ao adversário.


Leia também

Análise da tabela e dos rivais do LEC na briga pelo acesso
Uma vitória de time que quer chegar no G4


Continue lendo