Blog do Lucio Flávio

Média de público do LEC na série B caiu 40% em 2017

07 dez 2017 às 15:37

Se o ano termina para o Londrina com uma ótima performance em campo - título da Primeira Liga e quinto colocado na série B -, fora dele não há muito a se comemorar. Nunca a relação clube/torcida/cidade esteve tão fria e por isso o número de torcedores no estádio do Café foi tão baixo.

Levantamento das quatro divisões do Campeonato Brasileiro - séries A, B, C e D - mostra que o Londrina é apenas o 48º em média de público no futebol brasileiro. O Tubarão terminou a série B com uma média de 2.999 pagantes.


Em 2016, o LEC foi o 37º, com média de 4.927. Uma queda de 40%, justamente quando 2017 acabou sendo mais vitorioso que o ano passado. Intrigante realmente.


O número de 2017 em si já é muito ruim, mas alguns outros pontos chamam a atenção para a baixa presença da torcida do LEC no estádio do Café. Somente cinco clubes que jogaram a série B ficaram atrás do Londrina - Criciúma, Oeste, Náutico, Luverdense e Boa Esporte. Até o vice-lanterna ABC levou mais gente aos estádios: média de 3.126.


O ranking mostra que oito clubes que disputaram a série C e cinco que jogaram a série D tiveram médias melhores que o LEC. Inclusive, o Operário, campeão da série D. O time de Ponta Grossa aparece na 36ª posição, com média de 4.517 pagantes no Germano Krüger.


O Londrina conseguiu algumas proezas negativas como ter apenas 695 pagantes na vitória por 4 a 1 sobre o Brasil de Pelotas ou 787 pagantes no empate com o Oeste. Imaginar públicos como esses em uma série B realmente é decepcionante.

Se o planejamento dentro das quatro linhas e, consequentemente, os bons resultados precisam ser exaltados, algo que precisa ser modificado totalmente para o ano que vem é a relação que o Londrina tem com o seu torcedor/consumidor.


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